• Poder

    Thursday, 28-Mar-2024 15:29:38 -03

    Petistas e Bolsonaro polarizam nas redes, aponta estudo

    DE BRASÍLIA

    29/07/2017 02h00

    Marcus Leoni - 8.jun.2017/Folhapress
    NATAL, RN, BRASIL, 08.06.17 10h A Folha acompanhou o deputado do Partido Social Cristao Jair Bolsonaro de Brasília a Natal. O deputado foi a capital do Rio Grande do Norte a convite da Uniao Nordestina de Produtores de Cana. (Foto: Marcus Leoni / Folhapress, PODER)
    O deputado federal Jair Bolsonaro (PSC-RJ), durante visita ao Rio Grande do Norte

    A atuação política de deputados e senadores em redes sociais indica uma polarização entre parlamentares de esquerda e os deputados Jair Bolsonaro (PSC-RJ) e Eduardo Bolsonaro (PSC-SP).

    Cinco petistas e os Bolsonaros (pai e filho) estão entre os dez mais atuantes em termos de alcance, presença e influência, segundo estudo do Instituto FSB Pesquisa, que será divulgado na semana que vem. O instituto pertence à FSB Comunicação, agência que tem contratos com órgãos públicos, entre eles o governo federal.

    O levantamento mediu informações de 85.203 publicações em contas oficiais de 559 parlamentares no Facebook e no Twitter entre 2 de fevereiro e 17 de julho deste ano.

    Com base nesses dados, foi criado um índice de influência dos políticos nessas redes –com mais peso para o Facebook, por ter maior número de usuários no país. Os critérios levados em conta foram postagens, número de seguidores, alcance das publicações, curtidas, comentários e compartilhamentos.

    Em primeiro lugar no ranking ficou o senador Lindbergh Farias (PT-RJ), com o índice de 51,3, seguido de Jair Bolsonaro (50,5).

    Três petistas aparecem nas próximas posições: a senadora Gleisi Hoffmann (PR), o deputado Paulo Pimenta (RS) e o senador Humberto Costa (PE). Completam a relação dos dez primeiros, pela ordem, o senador Álvaro Dias (Podemos-PR), e os deputados Eduardo Bolsonaro, Jandira Feghali (PC do B-RJ), Marco Maia (PT-RS) e Ivan Valente (PSOL-SP).

    O presidente da Câmara, Rodrigo Maia (DEM-RJ), aparece apenas na 71ª posição geral. O estudo aponta pouca atuação por parte do presidente do Senado, Eunício Oliveira (PMDB-CE), o 451º parlamentar mais influente nas redes.

    Entre os 20 primeiros estão, de acordo com o ranking, o deputado Irmão Lázaro (PSC-BA), os senadores Magno Malta (PR-ES), Ronaldo Caiado (DEM-GO), Ana Amélia (PP-RS), os deputados Alessandro Molon (Rede-RJ), Jean Wyllys (PSol-RJ), Delegado Francischini (SD-PR), os senadores Roberto Requião (PMDB-PR) e Romário (Podemos-RJ), além do deputado Major Olímpio (SD-SP). O senador Aécio Neves (PSDB-MG) é o 21º.
    A pesquisa também fez um ranking por partidos.

    Os cinco primeiros são PT, PSC, Podemos, PSol e PC do B. O PMDB, do presidente Michel Temer, aparece em 10º, e o PSDB, na 15ª posição.

    Edição impressa

    Fale com a Redação - leitor@grupofolha.com.br

    Problemas no aplicativo? - novasplataformas@grupofolha.com.br

    Publicidade

    Folha de S.Paulo 2024