• Poder

    Monday, 29-Apr-2024 23:29:21 -03

    Alvo de disputa partidária, senador do PSB acerta filiação ao PMDB

    THAIS ARBEX
    DO PAINEL EM BRASÍLIA
    BRUNO BOGHOSSIAN
    DE BRASÍLIA

    05/09/2017 15h42

    Laycer Tomaz/Câmara dos Deputados
    Senador Fernando Bezerra Coelho (PSB-PE), vai se filiar ao PMDB
    Senador Fernando Bezerra Coelho (PSB-PE), que vai se filiar ao PMDB

    Alvo de uma disputa que envolveu o presidente Michel Temer e o presidente da Câmara, Rodrigo Maia (DEM-RJ), o senador Fernando Bezerra Coelho (PSB-PE) vai se filiar ao PMDB na manhã desta quarta-feira (6).

    Bezerra Coelho fechou acordo com os peemedebistas na semana passada, mas só confirmou sua filiação após conversar com os caciques do PSB –em especial o vice-governador paulista, Márcio França, com quem tem relação próxima.

    O senador se reuniu nesta terça (5) com o presidente nacional do PMDB, Romero Jucá, para acertar os detalhes de sua entrada na sigla. Os dois negociavam a transferência do controle do partido em Pernambuco para Bezerra Coelho e a garantia de que seu filho, o ministro Fernando Coelho Filho (Minas e Energia), poderá disputar o governo do Estado em 2018.

    Além de Bezerra Coelho, a direção do PMDB já anunciou que Coelho Filho, que é deputado licenciado, também se filiará à sigla, ao lado de outros parlamentares. Essa adesão, entretanto, só deve se concretizar em março do ano que vem, quando deve ser aberta uma janela de migrações partidárias.

    FILIAÇÃO

    O ato de filiação de Bezerra Coelho está marcado para as 11h desta quarta, na sede do PMDB.

    A movimentação da cúpula do PMDB para atrair parlamentares do PSB irritou a direção do DEM, que tentava atrair esses deputados e senadores –em especial Bezerra Coelho e Coelho Filho.

    Em julho, ao perceber a movimentação do DEM para engordar sua bancada com políticos do PSB insatisfeitos com a direção partidária, Temer foi pessoalmente à casa da deputada Tereza Cristina (PSB-MS), líder do partido na Câmara, para oferecer o PMDB como opção.

    À época, aliados de Temer negaram o assédio. Na quinta-feira passada (31), o líder do DEM na Câmara, Efraim Filho (PB), disse à Folha que haveria "troco".

    Apesar das deserções, o DEM ainda espera receber nove dos cerca de 15 dissidentes do PSB.

    Fale com a Redação - leitor@grupofolha.com.br

    Problemas no aplicativo? - novasplataformas@grupofolha.com.br

    Publicidade

    Folha de S.Paulo 2024