• Poder

    Friday, 29-Mar-2024 13:04:06 -03

    Lava Jato

    Henrique Alves admite caixa dois em campanha, mas nega corrupção

    FÁBIO FABRINI
    REYNALDO TUROLLO JR.
    DE BRASÍLIA

    06/11/2017 19h41

    Frankie Marcone/Futura Press/Folhapress
    NATAL,RN,06.06.2017:OPERAÇÃO-MANUS-PRISÃO-HENRIQUE-EDUARDO-ALVES - O ex-ministro do Turismo, Henrique Eduardo Alves é preso na manhã desta terça-feira (6) no apartamento onde mora, no bairro de Areia Preta, Zona Leste de Natal (RN), durante operação da Polícia Federal. Batizada de Manus, a operação investiga corrupção ativa e passiva e lavagem de dinheiro na construção da Arena das Dunas, em Natal. Segundo a PF, o sobrepreço chega a R$ 77 milhões. (Foto: Frankie Marcone/Futura Press/Folhapress) *** PARCEIRO FOLHAPRESS - FOTO COM CUSTO EXTRA E CRÉDITOS OBRIGATÓRIOS ***
    O ex-ministro Henrique Eduardo Alves (PMDB-RN), preso pela Operação Lava Jato

    O ex-presidente da Câmara e ex-ministro Henrique Eduardo Alves (PMDB-RN) admitiu, em depoimento à Justiça nesta segunda (6), ter recebido recursos não contabilizados para campanha eleitoral. Ele negou, porém, que os repasses estivessem vinculados a vantagens para as empresas, o que configuraria corrupção.

    Alves, que chorou durante boa parte de seu depoimento, foi questionado por seu advogado, Marcelo Leal, sobre declarações dadas pelo operador Lúcio Funaro na semana passada.

    Funaro, que se tornou delator, disse que entregou dinheiro vivo nas mãos de Alves e emprestou um avião para que um funcionário seu levasse dinheiro até Natal, reduto eleitoral do ex-ministro.

    Alves sustentou que é "mentira" que tenha recebido dinheiro em mãos, mas admitiu o uso da aeronave de Funaro para transportar doações de campanha.

    "É verdade, ele trouxe [dinheiro], não tenho por que negar. Talvez [os recursos fossem] de empresas que em forma de doação davam à minha campanha, sem qualquer vinculação, sem qualquer discussão prévia, isso nunca existiu", disse Alves.

    "Não sei exatamente o valor de doações não declaradas, porque hoje estou preso, mas espero remontar esses valores. Não houve nenhuma contrapartida, nenhum ato de ofício [que garantisse vantagem às empresas], é doação pura e simples de campanha. Sempre foi assim e os próprios empresários confirmam", afirmou.

    Alves é réu em uma ação penal na 10ª Vara Federal em Brasília sob acusação de ter recebido recursos desviados do fundo de investimentos do FGTS, administrado pela Caixa. Além dele, são réus no mesmo processo Funaro e o ex-deputado Eduardo Cunha (PMDB-RJ), que também foi interrogado nesta segunda. Os três estão presos.

    Edição impressa

    Fale com a Redação - leitor@grupofolha.com.br

    Problemas no aplicativo? - novasplataformas@grupofolha.com.br

    Publicidade

    Folha de S.Paulo 2024