• Poder

    Thursday, 28-Mar-2024 15:26:23 -03

    Meirelles adia para 2018 decisão sobre candidatura à Presidência

    FERNANDA WENZEL
    COLABORAÇÃO PARA A FOLHA, EM PORTO ALEGRE

    10/11/2017 17h08

    O ministro da Fazenda, Henrique Meirelles, afirmou nesta sexta-feira (10) que a decisão sobre uma possível candidatura à Presidência da República vai ficar para março de 2018.

    "No próximo ano vai haver o momento juridicamente e politicamente adequado para se tomar uma decisão. Todos deverão tomar a decisão se irão se candidatar a um cargo eletivo ou não, seja deputado estadual, federal, governador, senador ou Presidente da República. Neste momento todos tomarão a decisão, inclusive eu".

    A declaração foi feita em entrevista coletiva em Porto Alegre, onde o ministro cumpriu agendas com empresários.

    Meirelles desmentiu ter assumido que era presidenciável durante entrevista à imprensa em novembro. Ele disse que lhe perguntaram se ele tinha conhecimento de que muitas pessoas o consideravam presidenciável.

    "De fato muitas pessoas têm uma expectativa. Eu não tenho nenhuma decisão a esse respeito no sentido de que estou totalmente dedicado ao Ministério da Fazenda".

    REFORMA DA PREVIDÊNCIA

    O ministro voltou a reiterar a importância da aprovação da reforma da Previdência, que daria sustentabilidade ao crescimento da economia brasileira.

    Segundo cálculos do Ministério da Fazenda, com a aprovação da reforma, o Brasil poderia crescer em média 3,7% ao ano nos próximos três anos. Do contrário, a média seria de 2,3%. Meirelles disse estar confiante na aprovação do texto ainda neste ano.

    Meirelles esteve em Porto Alegre para dois eventos com empresários. Questionado sobre a possibilidade de vitória de um candidato populista e "antimercado" em 2018, Meirelles disse que considera este desfecho pouco provável, e que acredita que o cenário é favorável à continuidade das reformas econômicas.

    Fale com a Redação - leitor@grupofolha.com.br

    Problemas no aplicativo? - novasplataformas@grupofolha.com.br

    Publicidade

    Folha de S.Paulo 2024