• sãopaulo

    Saturday, 20-Apr-2024 04:44:11 -03

    Zoológico de São Paulo apresenta quatro novos animais

    GUILHERME GENESTRETI
    DE SÃO PAULO

    16/05/2012 17h32

    Tom, Dingo, Virgulino e Raimundinho. São esses os nomes das quatro novas atrações que o Zoológico de São Paulo, na zona sul, mostra ao público a partir desta quinta-feira (17).

    Carlos Nader/Divulgação
    O tigre Tom, que foi "resgatado" de Santa Catarina e que será exposto no Zoológico de São Paulo a partir de amanhã
    O tigre de bengala Tom, que foi "resgatado" de Santa Catarina e que será apresentado no Zoológico de São Paulo amanhã

    Os bichos são um tigre de bengala, um urso pardo e duas onças-pintadas. Os animais, todos machos, foram transferidos ao parque paulistano pelo Ibama. Até março eles estavam no Cattoni-tur Park Hotel, em Salete (Santa Catarina), empreendimento que foi interditado no final de 2011 por irregularidades no trato com os animais.

    "Visitamos [o hotel] e queríamos pegar mais animais do que teríamos capacidade de suportar. Retiramos os que conseguiríamos realocar de forma adequada", diz o biólogo Cauê Monticelli, da seção de mamíferos do zoo de São Paulo.

    Os quatro animais passaram por uma quarentena para a realização de exames, depois foram ambientados aos poucos e agora serão expostos. O tigre Tom e o urso Dingo ficarão numa "ilha de exposição". Futuramente, Tom será pareado com uma tigresa branca que já existe no local. Dingo ficará isolado porque é o único de sua espécie no parque.

    As onças Virgulino e Raimundinho, pai e filho, respectivamente, ficarão sozinhas num mesmo viveiro até que o zoológico eventualmente receba uma fêmea da mesma espécie.

    Segundo Monticelli, quem visitar o parque nos próximos dias poderá ver objetos inusitados como bolas ou cordas nas jaulas dos bichos. "É para entreter o animal, deixá-lo mais ativo", explica. A intervenção busca aliviar o estresse e evitar a obesidade.

    Zoológico de São Paulo. Av. Miguel Estéfano, 4.241, Água Funda, região sul, tel.: 5073-0811. Ingresso: R$ 6,50 (crianças de cinco a 12 anos) e R$ 17. Grátis p/ menores de quatro anos. Não aceita cheques. Não aceita reservas. Tem acesso para deficiente. Faz visitas monitoradas. Tem local para comer. Ter. a dom.: 9h às 16h30 (c/ permanência até as 17h).

    Fale com a Redação - leitor@grupofolha.com.br

    Problemas no aplicativo? - novasplataformas@grupofolha.com.br

    Publicidade

    Folha de S.Paulo 2024