Tom, Dingo, Virgulino e Raimundinho. São esses os nomes das quatro novas atrações que o Zoológico de São Paulo, na zona sul, mostra ao público a partir desta quinta-feira (17).
Carlos Nader/Divulgação | ||
O tigre de bengala Tom, que foi "resgatado" de Santa Catarina e que será apresentado no Zoológico de São Paulo amanhã |
Os bichos são um tigre de bengala, um urso pardo e duas onças-pintadas. Os animais, todos machos, foram transferidos ao parque paulistano pelo Ibama. Até março eles estavam no Cattoni-tur Park Hotel, em Salete (Santa Catarina), empreendimento que foi interditado no final de 2011 por irregularidades no trato com os animais.
"Visitamos [o hotel] e queríamos pegar mais animais do que teríamos capacidade de suportar. Retiramos os que conseguiríamos realocar de forma adequada", diz o biólogo Cauê Monticelli, da seção de mamíferos do zoo de São Paulo.
Os quatro animais passaram por uma quarentena para a realização de exames, depois foram ambientados aos poucos e agora serão expostos. O tigre Tom e o urso Dingo ficarão numa "ilha de exposição". Futuramente, Tom será pareado com uma tigresa branca que já existe no local. Dingo ficará isolado porque é o único de sua espécie no parque.
As onças Virgulino e Raimundinho, pai e filho, respectivamente, ficarão sozinhas num mesmo viveiro até que o zoológico eventualmente receba uma fêmea da mesma espécie.
Segundo Monticelli, quem visitar o parque nos próximos dias poderá ver objetos inusitados como bolas ou cordas nas jaulas dos bichos. "É para entreter o animal, deixá-lo mais ativo", explica. A intervenção busca aliviar o estresse e evitar a obesidade.
Zoológico de São Paulo. Av. Miguel Estéfano, 4.241, Água Funda, região sul, tel.: 5073-0811. Ingresso: R$ 6,50 (crianças de cinco a 12 anos) e R$ 17. Grátis p/ menores de quatro anos. Não aceita cheques. Não aceita reservas. Tem acesso para deficiente. Faz visitas monitoradas. Tem local para comer. Ter. a dom.: 9h às 16h30 (c/ permanência até as 17h).