• sãopaulo

    Tuesday, 10-Sep-2024 18:30:57 -03

    Aula de dança com clima de balada ensina atitudes de divas e musas

    LÍVIA SAMPAIO
    DE SÃO PAULO

    01/07/2012 02h30

    "Três, dois, um, quadril, três, dois, um, bumbum, três, dois, um, 'aloooooooka'. Encarem o espelho!" É assim, marcando os passos, instruindo os movimentos e dando uns puxõezinhos de orelha nas alunas --tudo isso sem deixar o pirulito de coração cair da boca--, que o professor de dança Marcelo D'Avilla, 25, tenta transformar designers, professoras, terapeutas ocupacionais e outras garotas da vida real em divas.

    Lucas Lima/Folhapress
    Professor Marcelo D'Avilla e alunas após aula de divas no pole Dance Studio, em Moema
    Professor Marcelo D'Avilla e suas alunas após aula de divas posam no Pole Dance Studio, em Moema (zona sul de São Paulo)

    Ele já esteve bem perto de algumas. No ano passado, integrou o corpo de bailarinos da colombiana Shakira em sua turnê no Brasil e fez "workshops" com os coreógrafos de Britney Spears e Beyoncé.

    Desde novembro de 2011, D'Avilla dá aulas evocando as musas do pop no Pole Dance Studio, que fica em Moema, zona sul.

    Quem o recrutou foi Eliane Greggio, proprietária do espaço. Graças às viagens dela, o endereço tem um cardápio de modalidades trazidas do exterior e ainda incomuns em São Paulo. A aula de popstars, por exemplo, ensina coreografias de videoclipes.

    De volta às divas, mesmo sem cabelão para bater ou corpaço para mexer, a meta é que mulheres possam aprender a dançar com atitude de diva e ao som de hits do "sou mais eu" como "Loca", de Shakira. Para ajudar, o ambiente tem clima de balada: piso de pista de dança, globo espelhado e luzes coloridas.

    O saltão é imprescindível. Nós medimos: o mais mixuruca tinha oito centímetros e o maior, 14. "Eu sempre comprei muitos saltos, mas eles ficavam no armário. Agora, estou usando mais, ficou mais fácil. Se bem que, ao ver a Beyoncé dançando de saltão, dá até uma raivinha", desabafa a designer Maíra Spilack, 27.

    Já Juliana Mezzaroba, 26, vê na aula uma maneira de se divertir e, de quebra, trabalhar sua timidez. "Até passei a comprar saltos. Tinha um baixinho e agora já estou no oito."

    Com 1,50 m, a terapeuta ocupacional Juliana Miyuki, 27, sempre lançou mão (ou pé?) de saltões para ganhar uns centímetros. "É uma necessidade básica. Depois da aula, volto para casa me achando."

    DEUSAS POP
    O professor Marcelo D'Avilla elege suas divas e conta por que elas merecem o posto:

    Shakira
    "Os quadris dela não mentem. A mulher vem do quadril, a feminilidade está toda ali. Ela solta o bumbum, o rebolado. Sem falar na beleza e na sensualidade da mulher latina."

    Madonna
    "Diva-mor, longeva e perseverante. Domina o salto, o corpo, mas não tem um atributo apenas, é 'hors concours'. O culto à mulher que é poderosa, sensual, trabalha e ainda é uma supermãe."

    Beyoncé
    "Encara e seduz a plateia, como se fosse devorá-la, e, de repente, fica ingênua. Vai da 'femme fatale' à garota de família, como se dissesse: 'Eu sou a muito sensual, não a vulgar'."

    Britney
    "Independentemente de tudo, inclusive da dublagem e de hoje estar meio mais ou menos, ela destrói
    o mundo com seu olhar vivo. Olha e devora as pessoas e tento passar isso às alunas."

    AULA DE DIVAS. Pole Dance Studio. Al. dos Maracatins, 1.322, Moema, região sul, tel. 2366-8066. R$ 120 por mês.

    Fale com a Redação - leitor@grupofolha.com.br

    Problemas no aplicativo? - novasplataformas@grupofolha.com.br

    Publicidade

    Folha de S.Paulo 2024