• sãopaulo

    Friday, 19-Apr-2024 00:13:26 -03

    Em 1934, USP nasceu para formar a elite intelectual brasileira

    FELIPE ODA
    COLABORAÇÃO PARA A FOLHA

    03/02/2013 03h00

    A USP nasceu em 1934 com o objetivo principal de educar filhos de políticos, advogados, engenheiros, médicos e fazendeiros de café -a elite paulista. Um decreto reuniu sob um mesmo nome a Faculdade de Direito, de 1827, a Escola Politécnica, de 1893, e a Faculdade de Medicina, de 1912.

    Segundo pesquisadores, mais de 90% dos primeiros alunos tinham concluído o ensino básico na rede pública. "Colégio particular era para os menos inteligentes", explica a professora da Universidade Federal Fluminense, Maria de Fátima, autora de tese sobre a transformação dos perfis da UFRJ e da USP.

    Se em 79 anos esse índice caiu de mais de 90% para menos de 30% é porque a USP se tornou, ao longo das décadas, um reflexo do próprio sistema educacional brasileiro.

    Os especialistas não sabem precisar quando o ensino público passou a perder do ensino particular -nem quando houve o aumento de alunos da USP egressos de particulares. Mas, para Shozo Motoyama, doutor em história social pela USP e autor de "USP 70 anos" (2006), os anos sob a ditadura (1964-1985) foram determinantes.

    Com o intuito de fazer propaganda do progresso nacional, o regime militar investiu para ampliar o acesso ao ensino superior. Ao mesmo tempo, explica José Sérgio de Carvalho, professor da Faculdade de Educação da USP, as bases da educação ficaram de lado.

    O mercado viu, então, oportunidades na criação de escolas pagas. "As particulares eram, na maioria, confessionais [ligados a igrejas]. Após a década de 1960, a educação básica virou um negócio", diz Maria do Rosário Mortatti, professora da Unesp e pesquisadora sobre as universidades paulistas. "Com a escola pública oferecendo formação ruim, famílias com condições financeiras buscaram uma alternativa."

    O perfil dos uspianos sofreu a maior mudança de sua história --em 2012, vale lembrar, 28% dos matriculados concluíram a educação básica em colégios públicos.

    VESTIBULAR

    Mesmo com mais repasses do governo, que garantiam mais vagas, a USP não conseguia dar conta da demanda. Veio, então, a necessidade de criar um mecanismo que restringisse o acesso: o vestibular.

    Considerado o embrião da Fuvest, o Cescem (Centro de Seleção de Candidatos às Escolas Médicas) passou a recrutar alunos em 1964. Outros dois órgãos de seleção de universitários surgiram em 1967 e 1969.

    Os três foram responsáveis pelo processo seletivo da USP até dezembro de 1976, data da primeira prova da Fuvest. A partir daí, a fundação assumiu o vestibular. No último exame registrou mais de 159 mil inscritos para menos de 11 mil vagas.

    A alta concorrência na Fuvest e a baixa qualidade da educação pública criaram um abismo entre a universidade e os alunos da rede pública.

    "A maioria dos alunos da rede pública ou não coloca a USP no horizonte ou sabe que, pela trajetória, será quase impossível", resume Wilson Mesquita, 36, doutor em sociologia pela USP e autor do livro "USP para todos? Estudante com desvantagens socioeconômicas e educacionais e fruição da universidade pública", de 2009.

    Fale com a Redação - leitor@grupofolha.com.br

    Problemas no aplicativo? - novasplataformas@grupofolha.com.br

    Publicidade

    Folha de S.Paulo 2024