• Seminários Folha

    Friday, 29-Mar-2024 12:04:08 -03

    Fórum de saúde discutirá doenças da vida moderna; veja quais são

    ALESSANDRA BRAZ
    DE SÃO PAULO

    22/03/2014 13h12

    "As taxas de mortalidade no Brasil estão controladas. Hoje, o foco são as taxas de morbidade." A afirmação é do professor e coordenador do programa de Esquizofrenia da Unifesp, Rodrigo Affonseca Bressan. A morbidade está ligada a incapacidade do indivíduo de trabalhar, o que acontece com a maior parte dos transtornos mentais.

    Nesta quarta-feira (26), Bressan fala sobre as "Doenças da Vida Moderna no Fórum a Saúde no Brasil, promovido pela Folha. Ele participa de um debate com o secretário-geral da Sociedade Brasileira de Psicanálise de São Paulo, Luiz Tenório de Oliveira.

    Entram na lista de doenças a depressão, euforia, ansiedade, síndrome do pânico e até mesmo os distúrbios alimentares, a anorexia e a bulimia. Para Oliveira, o aumento do número de ocorrências dessas enfermidades aconteceu pela maior divulgação delas. "As pessoas passaram a não ter mais medo de falar sobre o assunto e agora há uma possibilidade maior de diagnóstico", afirma.

    Entretanto, doenças como depressão e ansiedade, de acordo com o psicanalista, podem ser influenciadas pelos "obstáculos da vida urbana".

    Pesquisa com dados da Previdência Social em 2012 registrou transtornos mentais e comportamentais como a terceira maior causa das concessões de auxílio-doença no país. Em 2011, o número total de afastamentos por transtornos mentais foi de 12.337, sendo que 31% deles foram por depressão. Já o estresse representava 26%.

    Letícia Moreira/Folhapress
    Homem que sofre com depressão fuma em seu apartamento no centro de São Paulo
    Homem que sofre com depressão fuma em seu apartamento no centro de São Paulo

    A Isma-BR, associação internacional voltada a pesquisa de prevenção e tratamento de estresse, afirma que 62% da população economicamente ativa brasileira sofre desse mal. Para quem pensa que transtornos mentais são coisas de adulto, um estudo da OMS (Organização Mundial da Saúde) mostrou que esses problemas aparecem na infância: 50% dos transtornos aparecem antes dos 14 anos e 75% antes dos 24 anos, podendo se consolidar na vida adulta.

    "O caminho para diminuir esses números é a prevenção", explica Bressan. "Quando os sintomas começam a aparecer, nós conseguimos fazer um trabalho para que eles não se tornem uma doença."

    FÓRUM

    O debate "Doenças da Vida Moderna" acontece às 12h20, no Tucarena (r. Monte Alegre, 1.204, Perdizes). Para participar, é preciso inscrever-se pelo telefone 0800-777-0360. O público poderá reservar quais atividades deseja acompanhar, de acordo com a disponibilidade de vagas -serão 300 por dia. Veja a programação completa do fórum.

    Fale com a Redação - leitor@grupofolha.com.br

    Problemas no aplicativo? - novasplataformas@grupofolha.com.br

    Publicidade

    Folha de S.Paulo 2024