Reprodução/Youtube | ||
Filme produzido por pais de estudantes mostra consequências de consumo de álcool por adolescentes |
-
-
Seminários Folha
Thursday, 26-Dec-2024 17:11:59 -03Pais de alunos criam filme educativo sobre consumo de álcool por jovens
LEONARDO NEIVA
DE SÃO PAULO16/08/2017 18h08
Pais de alunos de uma escola de Porto Alegre, no Rio Grande do Sul, atuaram e ajudaram a produzir um filme educativo que mostra as consequências do consumo de bebidas alcoólicas por menores de idade.
O vídeo, que tem pouco mais de 30 minutos, ganhou o nome de "Art. 243", em referência ao artigo 243 do Estatuto da Criança e do Adolescente. O texto responsabiliza quem vende, fornece, serve, ministra ou entrega bebidas alcoólicas a crianças e adolescentes, com pena de detenção de dois a quatro anos e multa.
Foram os pais de estudantes do Colégio Anchieta que ajudaram a redigir o roteiro, atuaram e até auxiliaram em aspectos técnicos da produção do filme, que levou oito meses para ser concluído. A direção ficou por conta do cineasta Ricardo Fagundes.
Feito em parceria com o projeto Cinema na Escola, o vídeo narra a história de uma jovem de 16 anos que é encontrada embriagada e caída na calçada após uma festa. Desesperados, os pais descobrem que ela havia bebido na casa de uma amiga.
Após uma investigação, o pai da outra garota, que permitiu que o caso acontecesse, responde criminalmente pela omissão. As consequências do ato são explicadas de forma didática ao longo do filme.
"Nenhum deles tinha experiência como ator", conta Isabel Tremarin, coordenadora educacional e idealizadora do projeto. "Fizemos filmagens nas casas dos próprios pais e usamos as roupas deles como figurino."
Para a preparação das cenas de investigação policial, o grupo se reuniu com delegadas do Deca (Departamento Estadual da Criança e do Adolescente), que falaram sobre os trâmites legais, realização de inquéritos e termos técnicos utilizados.
O filme foi lançado em junho deste ano na sede do Ministério Público do Rio Grande Sul, com a presença de estudantes, pais e educadores de escolas públicas e particulares. De acordo com Tremarin, ele também poderá ser utilizado como conteúdo educacional em outras escolas.
"A gente queria deixar bem claro que todo mundo está envolvido, tanto o pai que não sabia que a filha estava levando bebidas alcoólicas quanto o que não acompanhou os adolescentes em sua casa. O objetivo é de conscientização."
Inicialmente pensado como um filme educacional para adultos, Tremarin conta que o vídeo agora também está sendo usado como material para ensinar os alunos do colégio. "A iniciativa foi muito bem recebida por eles", diz.
O filme também está disponível na íntegra para visualização e download gratuitos no site do projeto Cinema na Escola.
A produção foi financiado pelo Colégio Anchieta, com patrocínio da Unisinos, Guadalajara Formaturas e Anglo Vestibulares.
FÓRUM
A coordenadora educacional Isabel Tremarin será uma das participantes do Fórum Mudança de Hábitos e Redução de Danos à Saúde, que acontece no dia 23 de agosto.
O evento, promovido pela Folha e com patrocínio da Philip Morris, terá início às 8h no teatro Unibes Cultural (rua Oscar Freire, 2.500), em São Paulo. As inscrições são gratuitas e podem ser feitas no site Folha Eventos.
Fale com a Redação - leitor@grupofolha.com.br
Problemas no aplicativo? - novasplataformas@grupofolha.com.brPublicidade -