• Tec

    Tuesday, 07-May-2024 07:30:23 -03

    Rosana Hermann ganha prêmio de melhor blog em língua portuguesa

    FELIPE MAIA
    da Folha Online

    27/11/2008 21h43

    O blog Querido Leitor (queridoleitor.zip.net), da jornalista Rosana Hermann, venceu nesta quinta-feira (27) a quinta edição do The BOBs, concurso que premia as melhores páginas desse tipo, na categoria de língua portuguesa. Ela venceu tanto na eleição do público quanto na escolha do júri da premiação, promovida pela rede de TV alemã Deutsche Welle.

    Na página, mantida desde 2000, Hermann posta textos curtos sobre generalidades, de política à cultura, passando pela própria internet, além de relatos sobre o que está fazendo no momento --em uma antecipação da prática que virou febre na rede por meio do Twitter.

    Caio Guatelli/Folha Imagem
    Rosana Hermann diz que atualiza blog de maneira "patológica" e admite post pago
    Rosana Hermann diz que atualiza blog de maneira "patológica" e admite post pago

    Ao escolher o blog de Hermann, o The BOBs segue a tendência de premiar profissionais que nasceram na "velha mídia", como a televisão, e depois decidiram investir na internet.

    No ano passado, o melhor blog em português foi o do jornalista Marcelo Tas (marcelotas.blog.uol.com.br), que atualmente apresenta o "CQC", também na Band.

    Como ela própria reconhece, Hermann publica textos de maneira "patológica". "Mesmo que eu esteja viajando, eu atualizo. Uso celular, iPhone, UMPC [computador ultraportátil], tento uma LAN house. Onde tiver linha telefônica eu tenho acesso", diz Hermann, que também apresenta o programa "Atualíssima", na Band.

    Segundo ela, o Querido Leitor tem uma média de 10 mil acessos únicos por dia. Apesar de fazer posts pagos e usar o sistema de links patrocinados, ela afirma que não tem a intenção de ter o blog como fonte principal de sustento. "O blog é a central de você mesmo, em que você divulga o que está fazendo, suas palestras, o programa que apresenta. É mais a vitrine do que a loja."

    Contra a censura

    O blog cubano Generación Y, produzido por Yoani Sanchez, ficou com o maior prêmio do concurso. Na página, eleita o melhor blog do mundo em 2008, Sanchez fala sobre as dificuldades enfrentadas por jovens em Cuba.

    A organização do The BOBs informa, em nota, que o júri ressaltou "seu estilo poético, mas com uma forma clara de expressão", além do "alto poder simbólico para toda a blogosfera".

    O acesso à internet em Cuba é limitado e o governo do país descarta a abertura da rede à população, ao menos no curto prazo. Cuba se conectou oficialmente em 1996 à internet, mas o governo tem restringido o acesso dos particulares à rede, devido, segundo diz, às medidas do embargo que os Estados Unidos mantêm contra a ilha e que limitam as condições e a qualidade da conexão.

    Por isso, para fazer posts, Sanchez precisa enviar textos aos amigos de fora do país, que publicam os textos.

    O The BOBs avalia blogs em 11 línguas e premia as melhores páginas em 16 categorias.

    Fale com a Redação - leitor@grupofolha.com.br

    Problemas no aplicativo? - novasplataformas@grupofolha.com.br

    Publicidade

    Folha de S.Paulo 2024