O novo presidente dos Estados Unidos continua usando seu equipamento favorito. Segundo o blog da revista The Atlantic, assinado por Marc Ambinder, uma agência governamental que integra a administração adicionou uma codificação única de segurança para a rotina e mensagens pessoais no aparelho de Barack Obama, no domingo (18).
O presidente norte-americano é famoso por seu vício assumido no smartphone, fabricado pela empresa canadense RIM.
Divulgação |
Aparelho BlackBerry, da RIM, é o vício tecnológico assumido do presidente Obama |
A codificação evitará que o BlackBerry seja invadido por piratas virtuais ou por qualquer um que deseje ter acesso aos dados de Obama ou do país.
Segundo o site da revista "PC World", os burocratas da Casa Branca estavam relutantes para aprovar o uso do BlackBerry para o novo presidente, em razão da rotina de procedimentos sobre a segurança de informação. Tudo indica, entretanto, que eles não conseguiram barrar o desejo do novo presidente.
Os smartphones usados pelo governo dos EUA não são desenvolvidos para conversas em caráter de segurança. A exceção é o Sectera Edge, desenvolvido para conversas de voz com segurança máxima. "Mas não está claro se Obama está utilizando esse telefone".
O jornal "The Times" afirma que o Sectera Edge é um telefone de segurança máxima, certificado pela Agência Nacional de Segurança, e usado para operações ultrassecretas do governo. O aparelho custa por volta de US$ 3.350 (R$ 7.900).