• Tec

    Thursday, 25-Apr-2024 09:44:52 -03

    Na Casa Branca, Barack Obama terá BlackBerry reforçado

    da Folha Online

    22/01/2009 16h00

    O novo presidente dos Estados Unidos continua usando seu equipamento favorito. Segundo o blog da revista The Atlantic, assinado por Marc Ambinder, uma agência governamental que integra a administração adicionou uma codificação única de segurança para a rotina e mensagens pessoais no aparelho de Barack Obama, no domingo (18).

    O presidente norte-americano é famoso por seu vício assumido no smartphone, fabricado pela empresa canadense RIM.

    Divulgação
    Aparelho BlackBerry, da RIM, é o vício tecnológico assumido de Obama
    Aparelho BlackBerry, da RIM, é o vício tecnológico assumido do presidente Obama

    A codificação evitará que o BlackBerry seja invadido por piratas virtuais ou por qualquer um que deseje ter acesso aos dados de Obama ou do país.

    Segundo o site da revista "PC World", os burocratas da Casa Branca estavam relutantes para aprovar o uso do BlackBerry para o novo presidente, em razão da rotina de procedimentos sobre a segurança de informação. Tudo indica, entretanto, que eles não conseguiram barrar o desejo do novo presidente.

    Os smartphones usados pelo governo dos EUA não são desenvolvidos para conversas em caráter de segurança. A exceção é o Sectera Edge, desenvolvido para conversas de voz com segurança máxima. "Mas não está claro se Obama está utilizando esse telefone".

    O jornal "The Times" afirma que o Sectera Edge é um telefone de segurança máxima, certificado pela Agência Nacional de Segurança, e usado para operações ultrassecretas do governo. O aparelho custa por volta de US$ 3.350 (R$ 7.900).

    Fale com a Redação - leitor@grupofolha.com.br

    Problemas no aplicativo? - novasplataformas@grupofolha.com.br

    Publicidade

    Folha de S.Paulo 2024