• Tec

    Tuesday, 23-Apr-2024 11:33:58 -03

    Mais velho que o navegador de internet, IMDb completa 19 anos

    RAFAEL CAPANEMA
    da Folha de S.Paulo

    28/10/2009 12h11

    Mais velho do que o primeiro navegador de internet, o maior site de referência em cinema, o IMDb (Internet Movie Database; www.imdb.com) completou 19 anos neste mês.

    Explica-se: o site remonta a 17 de outubro de 1990, quando Col Needham, fundador e hoje executivo-chefe do IMDb, colocou no ar uma ferramenta de busca para facilitar a pesquisa no rec.arts.movies, grupo de discussão de Usenet (rede de comunicações anterior à internet comercial) que reunia créditos de filmes compilados pelos próprios usuários.

    Reprodução
    Cena de "Um Sonho de Liberdade" (1994), que atualmente lidera o ranking de 250 melhores filmes de todos os tempos no IMDb
    Cena de "Um Sonho de Liberdade" (1994), que lidera ranking de 250 melhores filmes de todos os tempos no IMDb

    Naquela época, os dados do rec.arts.movies resumiam-se a puro texto. O acesso à internet era restrito a empresas e universidades e sistemas operacionais gráficos, como o Windows, ainda engatinhavam. O navegador de internet pioneiro, o Mosaic, só teve sua versão 1.0 lançada em 1993.

    Hoje um vasto banco de dados com informações sobre filmes, programas de televisão, atores e diretores, o IMDb recebe 57 milhões de visitantes por mês.

    Entre as atrações estão as saborosas páginas de Trivia, com curiosidades sobre a produção dos filmes, galerias de imagem e transmissão de longa-metragens e episódios completos de programas de televisão.

    O nome IMDb foi adotado em 1995. Um ano depois, o site virou empresa e, em 1998, foi comprado pela Amazon.com, gigante do comércio on-line que, na época, começava a vender fitas de vídeo e DVDs.

    O IMDb conta com uma lista dos 250 melhores filmes de todos os tempos (www.imdb.com/chart/top), compilada a partir dos votos dos usuários numa escala de 1 a 10.

    Atualmente, "Um Sonho de Liberdade" (1994), de Frank Darabont, encabeça o ranking, com 9,1 pontos. O filme brasileiro mais bem colocado é "Cidade de Deus" (2002), de Fernando Meirelles, que está em 16º lugar, com média de 8,7.

    Há ainda a lista dos cem piores filmes da história (www.imdb.com/chart/bottom), que laureia pepitas como "Manos: The Hands of Fate" (1966), tentativa de filme de terror de Harold P. Warren, vendedor de fertilizantes do Texas que apostou com um amigo que era capaz de fazer um longa-metragem sozinho.

    Avaliado por quase 20 mil usuários, "Manos" tem nota média de 1,5 e está em nono lugar entre os piores.

    Lema

    De 1990 para cá, a missão do IMDb continua a mesma: "Prover informação útil e atualizada sobre cinema disponível gratuitamente on-line por meio do maior número possível de plataformas".

    Leia a história completa do site, em inglês, em bit.ly/imdb19.

    Fale com a Redação - leitor@grupofolha.com.br

    Problemas no aplicativo? - novasplataformas@grupofolha.com.br

    Publicidade

    Folha de S.Paulo 2024