"Retweet", "sexting" e "cyberbullying" são algumas das 400 entradas adicionadas ao centenário "Concise Oxford English Dictionary", um dos mais conhecidos e tradicionais dicionários de inglês.
A nova versão da obra ganhou várias palavras relacionadas a tecnologia.
Segundo o dicionário, "retweet" pode ser o verbo retuitar --republicar um tuíte de outro usuário do Twitter-- ou o substantivo retuíte --um tuíte republicado.
"Sexting" é definido como "o envio de mensagens ou fotografias sexualmente explícitas via telefone celular". Resulta da fusão das palavras "sex" (sexo) e "text" (enviar mensagem de texto).
"Cyberbullying" é "o uso de comunicação eletrônica para cometer bullying em uma pessoa".
Ainda foram incluídas "woot" (exclamação usada para expressar entusiasmo, "especialmente em comunicação eletrônica") e "textspeak" (linguagem característica de mensagens de texto, com "abreviações, acrônimos, iniciais, emoticons etc.").
A tecnologia também influenciou na adição de novas definições a palavras já inclusas, como são os casos de "follower" (seguidor, "alguém que rastreia uma pessoa, um grupo ou uma organização em um site de rede social") e "friend" (amigo, "contato associado com um website de rede social").
Outras novidades são "mankini" (tipo de roupa de banho para homens, como a popularizada por Sacha Baron Cohen em "Borat"), "jeggings" (calça legging com aparência de jeans), "slow food" ("comida produzida ou preparada de acordo com tradições culinárias locais", geralmente com ingredientes de alta qualidade da região) e "domestic goddess" (deusa doméstica, ou "uma mulher com habilidades domésticas excepcionais", principalmente na cozinha).
A 12ª edição do "Concise Oxford English Dictionary" tem mais de 240 mil palavras, frases e definições, segundo o blog da Oxford University Press, que publica o dicionário.