• Tec

    Wednesday, 08-May-2024 02:39:31 -03

    Como uma ideia se difunde e vira um meme na internet?

    KALUAN BERNARDO
    LUCAS SAMPAIO
    COLABORAÇÃO PARA A FOLHA

    01/05/2012 20h05

    Fossem em uma roda de amigos na praia ou em uma mesa de bar, testemunhos vergonhosos de 15 minutos de "fama" ficariam restritos àquele pequeno círculo. Na internet, a brincadeira chegou a ser um dos tópicos mais comentados no Twitter.

    Foi o que aconteceu com o "DesafioSubCelebridade", piada criada entre amigos para compartilhar momentos pessoais de "pseudoestrelato". Na rede social, milhares de seguidores resolveram aderir à brincadeira, e o assunto passou a ser comentado, em média, mais de cem vezes por minuto.

    A pesquisadora da UCPel (Universidade Católica de Pelotas) Raquel Recuero, doutora em comunicação e informação pela UFRGS, quis entender como o meme tinha se formado. "Apesar de significar qualquer pedaço de cultura que se espalha, na internet o meme se potencializa."

    Eles não são necessariamente humorísticos. "Existem de vários tipos", diz Bia Granja, curadora e editora do youPIX, empresa focada em cultura de internet. "Alguns, como o 'gente diferenciada', até passam por algo engraçadinho, mas são essencialmente críticos. O humor é apenas mais uma maneira de trazer gente para a causa."

    Para Wagner Martins, sócio-diretor de planejamento da agência de publicidade Espalhe, a essência do meme é a possibilidade de qualquer um criar em cima da ideia.

    "A pessoa entra como coautor, o que a torna um componente muito mais forte de disseminação", diz Martins (mais conhecido como Mr. Manson). "Ela se sente parte daquela ideia."

    "É natural querer se enturmar e entrar na roda das piadas feitas com o meme da vez", diz Alexandre Inagaki, consultor de comunicação em mídias digitais.

    A canção "Ai se Eu Te Pego", por exemplo, tornou-se um meme quando foi imitada por várias pessoas em diversos idiomas -até por soldados israelenses em combate- e as gravações foram parar na internet.

    Não há um padrão de surgimento de memes. "Nem deve existir", diz Mauricio Cid, do blog Não Salvo. "Deve ser algo que flui naturalmente."

    Para que um meme se espalhe, basta uma boa ideia que capte a atenção das pessoas. "Ter muitos seguidores é secundário", diz Emerson Damasceno, curador do Desencontro, evento sobre mídias sociais e tecnologia em Fortaleza. "O essencial será sempre o conteúdo."

    Infográfico Robson Mathias/Folhapress

    PUBLICIDADE

    Com o sucesso e a popularização dos memes na internet, empresas perceberam uma oportunidade para se comunicar com parte do seu público, e as agências de publicidade, a oportunidade de planejar ações voltadas aos jovens, que dominam as redes sociais.

    Uma das estratégias utilizadas é a tentativa de associar uma marca a um meme.

    Edney Souza, vice-presidente do departamento de anunciantes da Boo-Box, diz que é possível criar um meme de propósito, desde que se entendam os aspectos culturais da audiência.

    "É importante criar um contexto para encaixar o meme. É preciso que aquela mensagem seja entendida e adaptada pelo receptor, para que a audiência não sinta que foi algo forçado."

    Para Bia Granja, as marcas têm de fazer um meme parecer orgânico. "Se parecer forçado, não dá certo."

    Wagner Martins diz que os memes de maior sucesso -principalmente os publicitários- são aqueles em que você está tão imerso que não percebe que aquilo é um meme.

    Para Alexandre Inagaki, é preciso acertar o "timing" de um meme, "para que a marca não seja comparada com aquela tia que adora enviar e-mails com anexos de PowerPoint sobre o filtro solar do Bial".

    *

    TECPÉDIA: MEME

    Origem
    A definição de meme foi criada em 1976 pelo zoólogo Richard Dawkins, no livro "O Gene Egoísta". Para Dawkins, meme era a unidade mínima da memória -assim como o gene é a da genética-, que se propaga entre indivíduos como um pacote cultural de informações.

    Uso atual
    Hoje, o termo designa um conteúdo, muitas vezes humorístico, que é replicado e alterado pelas pessoas que o espalham, principalmente na internet.

    Fale com a Redação - leitor@grupofolha.com.br

    Problemas no aplicativo? - novasplataformas@grupofolha.com.br

    Publicidade

    Folha de S.Paulo 2024