• Tec

    Sunday, 05-May-2024 14:17:12 -03

    'Gangnam Style' atinge 1 bilhão de visualizações no YouTube e cumpre 'profecia'

    COLABORAÇÃO PARA A FOLHA

    21/12/2012 13h58

    Vídeo mais visto na história do portal de vídeos do Google, o YouTube, o clipe do cantor sul-coreano PSY "Gangnam Style", atingiu nesta sexta (21) a bilionésima visualização no site, desconsiderados os envios não oficiais, tornando-se o primeiro do site a ultrapassar tal marca. Para algumas pessoas, isso significa que o fim dos tempos está próximo.

    Para tais crentes no apocalipse, o clipe cumpre a profecia que Nostradamus teria feito: "Da calma manhã, o fim virá quando o número de círculos do cavalo dançante se tornar nove", disse o profeta, segundo usuários do fórum virtual "The Avalon Project".

    Uma das denominações para a Coreia, segundo a Wikipédia anglófona, é "terra da calma matutina". A coreografia de PSY durante o videoclipe imita montaria e laço de cavalo. Os nove círculos seriam os zeros que sucedem o número um para formar 1 bilhão.

    Gangnam Style

    A façanha ocorre exatos 160 dias após seu envio, 15 de julho. À altura da publicação desta reportagem, o vídeo acumulava 1.000.382.639 reproduções.

    Segundo estimativa da Associated Press, o hit gerou cerca de US$ 8,1 milhões em contratos publicitários e foi baixado legalmente mais de 2,9 milhões de vezes desde julho.

    Divulgação
    Gráfico do YouTube compara visualizações de "Baby", de Justin Bieber (azul) e "Gangnam Style" (azul)
    Gráfico do YouTube compara visualizações de "Baby", de Justin Bieber (azul) e "Gangnam Style" (vermelho)

    Em setembro, o hit da dança do cavalinho entrou para o "Livro Guinness dos Recordes" por deter o maior número de "likes" ("curtir") no YouTube.

    "Um milhão de visualizações? Você sabe o que é legal? Um bilhão de visualizações", escreveu Kevin Alloca, gerente de tendências do YouTube, em um post no blog do portal.

    "Esta singular criatividade e a conexão que une pessoas de todo o mundo que resultaram nesse bilhão de visualizações são possíveis apenas com a comunidade de pessoas com a qual temos a sorte de contar no YouTube."

    Kim Hong-Ji/Reuters
    Autor de "Gangnam Style", PSY dança seu hit sem camisa no centro de Seul, na Coreia do Sul
    Autor de "Gangnam Style", PSY dança seu hit sem camisa no centro de Seul, na Coreia do Sul

    Fale com a Redação - leitor@grupofolha.com.br

    Problemas no aplicativo? - novasplataformas@grupofolha.com.br

    Publicidade

    Folha de S.Paulo 2024