O Yelp, serviço de avaliação de estabelecimentos comerciais fundado nos EUA, estreou no Brasil nesta quinta-feira (22). O país é o 23º mercado em que a empresa opera e o primeiro na América Latina.
Por aqui, o site vai enfrentar a concorrência de serviços como o Google Maps, o Foursquare e o brasileiro Kekanto.
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Telas da versão do Yelp para iPhone; serviço chegou ao Brasil nesta quinta-feira (22) |
Segundo Miriam Warren, vice-presidente de novos mercados do Yelp, o principal trunfo do serviço, que tem 108 milhões de visitantes únicos por mês, é a "profundidade do conteúdo".
"As avaliações no Yelp tendem a ser muito detalhadas e a fornecer uma compreensão fantástica do que as pessoas podem esperar de um estabelecimento", afirma Warren à Folha. "A outra coisa que está a favor do Yelp é que temos foco --fazemos uma coisa, sempre fizemos uma coisa e continuaremos a focar completamente essa única coisa: conectar as pessoas a excelentes estabelecimentos locais."
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Miriam Warren, vice-presidente de novos mercados do Yelp, que estreou no Brasil nesta quinta-feira (22) |
No início, segundo a empresa, o foco da construção da "comunidade" --usuários que escrevem sobre os locais e dão notas a eles-- é São Paulo e Rio, mas o serviço funciona no Brasil inteiro.
A empresa contratará um gerente de comunidade em São Paulo e um no Rio, que terão como objetivo fazer a comunidade do Yelp crescer no Brasil, conta Warren.
"Nós descobrimos que as pessoas geralmente gostam de compartilhar suas experiências em locais como restaurantes e bares, além de coisas como dentistas, esteticistas de cães e até lavanderias, mas que eles ainda não tinham a plataforma certa para expressar essas opiniões no Brasil", afirma.
Criado em 2004, antes da explosão do uso de smartphones, o Yelp afirma estar "firmemente enraizado" na era móvel.
"'Mobile' passou de 'parte do nosso negócio' para realmente ser 'o nosso negócio'. Atualmente, quase 45% das buscas no Yelp são feitas por meio dos nossos aplicativos móveis, o que não inclui a versão móvel do nosso site. Quando acrescentamos a versão móvel do site a essa conta, quase 59% das buscas no Yelp vêm de dispositivos móveis", diz Warren.
Segundo a executiva, quase 80% das avaliações enviadas ao Yelp são de três estrelas para cima. "Isso indica que as pessoas tendem a compartilhar suas experiências quando elas são neutras ou positivas."