• Tec

    Tuesday, 16-Apr-2024 06:36:53 -03

    Apple remove app de 'sexo consensual' por conteúdo de 'mau gosto'

    DE SÃO PAULO

    13/10/2014 21h33

    A Apple removeu por considerar de "mau gosto" o aplicativo Good2Go, criado com o intuito de promover sexo abertamente consensual e promover educação sexual em campi universitários dos EUA, de sua loja App Store duas semanas depois de ele ter sido lançado.

    À revista virtual "Slate", a criadora do aplicativo, Lee Ann Allman, afirmou que a fabricante do iPhone "não proveu muitos detalhes sobre a decisão".

    A companhia afirmara, contudo, que a regra desobedecida pelo aplicativo era "apresentar conteúdo demasiado explícito ou de mau gosto", e que não havia conteúdo explícito. Por conta, Allman removeu posteriormente o aplicativo da loja Play, do Google, de dispositivos com Android.

    Reprodução
    Site do aplicativo Good2Go, removido pela Apple da App Store
    Site do aplicativo Good2Go, removido pela Apple da App Store

    O app exigia de usuários um questionário sobre nível alcoólico ou de intoxicação por outros narcóticos. "Estou sóbrio"; "levemente intoxicado"; "intoxicado mas ok"; e "completamente bêbado" eram as opções de resposta.

    A ideia era permitir que um par de jovens, quando de um encontro romântico, fizessem um ao outro a pergunta "are we good to go?" (algo como "tudo bem se o fizéssemos?"), para garantir que uma relação sexual fosse consensual. A contrapartida poderia responder com "não, obrigado"; "sim, mas... precisamos conversar" e "tudo bem".

    "Assédio sexual frequentemente envolve álcool ou [outras] drogas", escreve o site do app em sua seção de perguntas e respostas. A incapacidade de precisamente deduzir o nível de sobriedade [química] do parceiro pode levar a situações em que as expectativas dos indivíduos não estão alinhadas ou não são comunicadas inteiramente."

    Allman disse que relançará o app em forma "puramente educacional" e com funções e conteúdo elaborado de maneira coletiva junto com internautas. "A parte mais empolgante da primeira versão foi a discussão evocada ao redor do mundo."

    A empresa se descreve como "um grupo de pais e cidadãos preocupados" com a ideia de um aplicativo para "estimular adultos jovens a falar sobre consentimento [sexual] ao mesmo tempo em que tocamos na questão de sobriedade."

    Fale com a Redação - leitor@grupofolha.com.br

    Problemas no aplicativo? - novasplataformas@grupofolha.com.br

    Publicidade

    Folha de S.Paulo 2024