• Tec

    Tuesday, 16-Apr-2024 15:24:02 -03

    Empresa japonesa cria sapatos com GPS para localizar idosos perdidos

    DA EFE

    24/11/2015 12h26

    Efe
    GRA035. TOKIO, 20/11/2015.- Fotografía facilitada por la compañía Wish Hills, que ha creado unos zapatos con GPS especialmente ideados para ayudar a localizar a personas mayores con demencia, quienes son propensas a perderse y acabar deambulando sin saber cómo regresar a sus hogares. Los zapatos "GPS Dokodemo Shoes" llevan un localizador instalado en el interior de la suela del zapato izquierdo y permiten conocer la posición del usuario a través de dispositivos como teléfonos inteligentes y ordenadores tras compartir el número de identificación del terminal y una contraseña. EFE/ ***Sólo uso editorial*** ORG XMIT: GRA035
    Sapato criado pela empresa Wish Hills tem um GPS para encontrar idosos perdidos

    Uma empresa japonesa criou sapatos com GPS especialmente planejados para ajudar a localizar idosos com demência, que podem se perder e não conseguir voltar para casa.

    Os sapatos chamados "GPS Dokodemo Shoes" possuem um localizador instalado no interior do pé esquerdo e permitem mostrar a posição do usuário em dispositivos como smartphones e computadores com um número de identificação e senha;

    "Temos experiência na busca de doentes com demência perdidos, e sabemos que este perfil de pessoas não utiliza telefones celulares e nem relógios, e sim sapatos. Por isso decidimos criar sapatos com sistema de localização GPS", explicou um porta-voz da Wish Hills, criadora do calçado.

    O localizador é associado a um dispositivo para o qual envia notificações quando o idoso se afasta mais de 50, 100 ou 500 metros de casa, dependendo do número programado, explicou a empresa. O sistema também mostra a posição do usuário em um mapa para que seja mais fácil iniciar a procura, entre outras funções.

    A empresa, que diz visar "salvar vidas" com esses sapatos, afirma que o produto está tendo bom resultado, com boas vendas "principalmente entre mulheres na faixa dos 50 anos que têm pai com demência".

    Os sapatos custam 35 mil ienes (R$ 1.000) e estão disponíveis apenas no Japão, país em que praticamente 25% da população supera os 65 anos.

    "O mercado doméstico é muito importante para nós, no entanto, no futuro nos interessaria abrir em outros mercados nos quais a população envelhecerá rapidamente nos próximos anos", disse a companhia.

    A demência é uma síndrome que implica a deterioração da memória, do intelecto, do comportamento e da capacidade para realizar atividades da vida cotidiana.

    Cerca de 47,5 milhões de pessoas sofrem de demência no mundo, e a cada ano são registrados 7,7 milhões de novos casos, segundo dados da OMS (Organização Mundial da Saúde)

    Fale com a Redação - leitor@grupofolha.com.br

    Problemas no aplicativo? - novasplataformas@grupofolha.com.br

    Publicidade

    Folha de S.Paulo 2024