• Tec

    Saturday, 20-Apr-2024 02:15:44 -03

    Criador do 'Doom' faz novo mapa para o jogo 23 anos depois do lançamento

    DE SÃO PAULO

    15/01/2016 20h01

    Reprodução
    John Romero, criador do 'Doom', resolveu lançar um novo mapa para o game
    John Romero, criador do 'Doom', resolveu lançar um novo mapa para o game

    Um dos inventores do "Doom", o designer de jogos John Romero teve um ímpeto de saudosismo e resolveu lançar, nesta sexta-feira (15), uma versão de uma das fases do game de tiro em primeira pessoa. Ao compartilhar o arquivo no Facebook e no Twitter para que os fãs pudessem baixar e jogar o novo mapa, Romero lembrou que fazia 21 anos desde que projetara um nível para o game.

    "Aqui está minha versão do E1M8", disse Romero. "Usei o DOOM1.WAD e me limitei aos objetos disponíveis na versão shareware". E1M8 é a oitava missão do episódio número um, também conhecido como shareware-Doom, uma versão limitada do game pela qual não era preciso pagar. O DOOM1.WAD é o banco de dados original do jogo lançado em 1993 pela id Software, estúdio criador do "Quake" (1996).

    Todos esses detalhes técnicos significam que quem conseguir caçar a versão gratuita do Doom pelos recantos da internet poderá conhecer o novo mapa de Romero. A parte mais difícil será rodar o jogo, feito com tecnologia muito antiga. A última versão para PC foi lançada em 2004, para Windows XP, em um pacote destinado a colecionadores.

    Além de designer de jogos, Romero é um programador talentoso, responsável por muitos dos métodos que permitiram a passagem dos games para os ambientes 3D, há mais de 20 anos. Na id Software, além do "Doom" e do "Quake", ele assinou títulos como "Castle Wolfenstein 3D" (1992) e "Doom 2" (1994) e também trabalhou nos jogos "Heretic" (1994) e "Hexen" (1995).

    Fale com a Redação - leitor@grupofolha.com.br

    Problemas no aplicativo? - novasplataformas@grupofolha.com.br

    Publicidade

    Folha de S.Paulo 2024