Lee Jin-man/Associated Press | ||
O campeão mundial de Go, Lee Sedol, revisa a partida depois de perder para o computador do Google |
-
-
Tec
Saturday, 05-Oct-2024 10:21:28 -03Campeão mundial de Go perde de novo para supercomputador do Google
DA AFP
10/03/2016 13h54
Um programa concebido pelo Google derrotou novamente nesta quinta-feira (10) o campeão mundial do jogo Go, no segundo dia da disputa de cinco partidas entre o homem e a máquina.
No dia seguinte de sua primeira vitória contra o mestre sul-coreano da disciplina, Lee Se-Dol, o supercomputador AlphaGo demonstrou, em quatro horas e meia, que seu triunfo anterior não foi devido à sorte.
DeepMind, a filial do Google que desenvolveu este programa, comparou o jogo Go, inventado há 3.000 anos na China, com "o Everest da inteligência artificial".
Em outubro passado, o supercomputador havia derrotado por 5-0 o campeão europeu, Fan Hui.
Os criadores do AlphaGo afirmam que sua criatura, que utiliza algoritmos que permitem aprender com a experiência, está ainda melhor do que em outubro.
"Estou impressionado com o resultado", admitiu Lee Se-Dol após a primeira partida. "O AlphaGo fez alguns movimentos que nenhum ser humano jamais faria. E isso realmente me surpreendeu", continuou, antes de acrescentar que o computador fechou "perfeitamente" o jogo.
Em caso de vitória final do AlphaGo, os receios de alguns cientistas e empresários sobre os riscos de inteligência artificial serão reforçados, quando o poder da computação dobra a cada cerca de dois anos. E vai aumentar o entusiasmo daqueles que esperam grandes progressos.
O GO
A supremacia do computador já foi demonstrada no xadrez, quando em 1997 o supercomputador Deep Blue da IBM derrotou o então campeão de xadrez, Garry Kasparov.
Mas os especialistas acreditavam que a máquina teria mais dificuldades no Go, muito mais complexo e com uma enorme quantidade de opções e combinações em relação ao xadrez.
No jogo chinês, os dois adversários alternadamente colocam seus peões (pedras) pretos e brancos em intersecções de um tabuleiro quadriculado ("goban"). O objetivo é ocupar o maior espaço, bloqueando lentamente os peões do oponente e os capturando.
O tamanho do tabuleiro (19x19 linhas) oferece inúmeras configurações possíveis –diz-se que mais do que os átomos no universo. O que significa que a intuição e criatividade são essenciais para chegar ao mais alto nível.
"Estamos muito animados com esse momento histórico e muito, muito felizes com a maneira como o AlphaGo jogou", disse, após o jogo inaugural, Demis Hassabis, presidente-executivo da DeepMind, a empresa que desenvolveu o computador.
E O ALPHAGO
A AlphaGo, desenvolvida por Demis Hassabis e colegas na DeepMind, adquirida pelo Google, em Londres utiliza a "aprendizagem profunda" (Deep Learning), método de aprendizagem automático concebido com base em camadas de "neurônios" artificiais que imitam o cérebro humano.
Se vencer, Lee Sedol levará um prêmio de um milhão de dólares do Google. Se ele perder, a companhia doará o dinheiro para caridade.
O duelo se estende até o dia 15 de março.
Fale com a Redação - leitor@grupofolha.com.br
Problemas no aplicativo? - novasplataformas@grupofolha.com.brPublicidade -