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    Brasileira paga US$ 250 por lugar da fila do novo iPhone em Nova York

    SILAS MARTÍ
    DE NOVA YORK

    03/11/2017 15h40

    Richard Drew/Associated Press
    Customers spill into the street adjacent to the Apple Store on New York's Fifth Avenue, as they wait to get an iPhone X, Friday, Nov. 3, 2017. (AP Photo/Richard Drew) ORG XMIT: NYRD101
    Consumidores em fila na loja da Apple da Quinta Avenida, em NY, para comprar o iPhone X

    "É a fila mais linda do mundo. Não tem como ficar sem o novo iPhone."

    Na porta da loja da Apple na Quinta avenida, em Nova York, uma atendente feliz além da conta controlava a multidão que passou a noite em claro para comprar a mais nova —e mais cara versão— do celular.

    Mais de 24 horas antes do início das vendas do iPhone X, geeks se espremiam entre as barreiras metálicas instaladas ao longo de um quarteirão à espera da abertura das portas.

    "Fila indiana, um atrás do outro, um atrás do outro", gritavam os mais de 20 funcionários da Apple a pelo menos 200 pessoas aglomeradas ali.

    Sentados em cadeiras de praia, alguns em barracas, os fãs da maçãzinha formavam uma triste visão, lembrando um campo de refugiados.

    Elijah Nouvelage/AFP
    A boy makes faces while testing out the Animoji feature on an iPhone X at the Apple Store Union Square on November 3, 2017, in San Francisco, California. Apple's flagship iPhone X hits stores around the world as the company predicts bumper sales despite the handset's eye-watering price tag, and celebrates a surge in profits. / AFP PHOTO / Elijah Nouvelage
    Garoto testa função de Animoji no iPhone X em San Francisco

    "Venho todo ano. É sempre a mesma coisa", dizia David Chen, um engenheiro químico chinês que madrugou para ser o primeiro a entrar.

    Na décima posição, a advogada brasileira Amanda Perez se escondia debaixo de uma blusa com capuz fugindo do vento frio do outono.

    "Sou fanática pela Apple", dizia Perez, que pagou US$ 250, mais de R$ 800, para garantir seu lugar na fila.

    "Vou embora na semana que vem e precisava pegar o telefone. Não podia correr esse risco."

    No total, os US$ 1.250 que ela desembolsou pelo novo brinquedo são quase R$ 4.200 —bem menos do que a etiqueta obscena de até R$ 7.799 que ele terá no Brasil.

    Entre os que desbravaram a madrugada na calçada ao lado da loja da Apple, a maior preocupação era garantir um iPhone X antes do Natal.

    A demanda pelo aparelho é tão grande que quem não comprar numa loja física nas primeiras horas do lançamento talvez só consiga pôr a mão num telefone até janeiro.

    Lucas Jackson/Reuters
    A woman sets up her facial recognition as she looks at her Apple iPhone X at an Apple store in New York, U.S., November 3, 2017. REUTERS/Lucas Jackson ORG XMIT: LJJ021
    Mulher ajusta função de reconhecimento facial do iPhone X em NY

    "É muito tempo sem um novo iPhone", dizia o confeiteiro Vincent Brown, terceiro lugar da fila, em Nova York. "Esse telefone tem recursos que nenhum dos outros tem, é o smartphone do século 21."

    Brown, que acampou em frente à loja com outros cinco amigos, também não reclamava do preço —nos Estados Unidos, ele sai por US$ 999, quase o dobro da primeira versão do aparelho, que foi lançada valendo US$ 499.

    "É o preço da tecnologia", diz ele, lembrando inovações como reconhecimento facial e melhoras na câmera fotográfica. "Tecnologia é cara."

    Na véspera do lançamento do iPhone X, aliás, o valor de mercado da Apple superou os US$ 900 bilhões —no último trimestre, a receita foi US$ 52,6 bilhões, 12% a mais que o período no ano passado. A expectativa da empresa é faturar até US$ 87 bilhões com as vendas do final do ano.

    Justin Sullivan/Getty Images/AFP
    PALO ALTO, CA - NOVEMBER 03: Apple CEO Tim Cook (C) takes a selfie with customers as the new iPhone X goes on sale at an Apple Store on November 3, 2017 in Palo Alto, California. The highly anticipated iPhone X went on sale around the world today. Justin Sullivan/Getty Images/AFP == FOR NEWSPAPERS, INTERNET, TELCOS & TELEVISION USE ONLY ==
    O presidente-executivo da Apple, Tim Cook, faz selifie com clientes na Apple em Palo Alto, Califórnia
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