• Turismo

    Thursday, 25-Apr-2024 18:29:28 -03

    Mistério cerca morte de Santos Dumont no Guarujá

    SILVIO CIOFFI
    da Folha de S.Paulo

    21/08/2008 11h09

    Até hoje, paira no ar a dúvida sobre as circunstâncias que envolveram a morte do pai da aviação, Alberto Santos Dumont, no Grand Hôtel La Plage, no dia 23 de julho de 1932.

    O inventor era uma personalidade internacional, e seu atestado de óbito, por anos exposto em Vicente de Carvalho, município vizinho ao Guarujá, assinado à época pelo médico legista Roberto Catunda e por Ângelo Esmolari, registra a causa mortis como colapso cardíaco.

    Já o relato dos empregados do hotel, que encontraram seu corpo, afirmou que Santos Dumont havia cometido suicídio, enforcando-se com uma gravata. Para justificar sua morte como suicídio, há quem especule que ele estava deprimido com o uso de aviões na Revolução Constitucionalista. Outros dizem que as notícias da travessia do Atlântico, empreendida pelo norte-americano Charles Lindbergh, ofuscava a sua fama --e que Santos Dumont, solteiro, se sentia só e esquecido.

    Na última foto conhecida do inventor, ele aparece ao lado do sobrinho Jorge Dumont Villares e de João Fonseca, em cuja companhia bebia cerveja, imagem que não parece condizer com a de uma pessoa prestes a dar cabo de sua própria vida.

    A historiadora Monica de Barros Damasceno, autora do livro "Pérola ao Sol", conta como foram as últimas horas de vida de Santos Dumont.

    Pela manhã, ele teria feito passeio de charrete até a ilha Pombeva, na praia das Pitangueiras, ilha que, com a maré baixa, às vezes deixa de ser totalmente cercada pelo mar.

    O charreteiro que o levou, Antônio Mendes Jr., teria declarado que, de bom humor, Santos Dumont lhe deu gorjeta e, a seguir, entrou em seu quarto para, como de hábito, aprontar-se para o almoço.

    Diante da demora, funcionários do hotel teriam ido chamá-lo --encontrando-o morto.

    O inventor tinha 59 anos. Seu corpo foi retirado pela polícia e, no dia seguinte, o carro funerário --hoje exposto na esquina das avenidas Leomil e Puglisi-- o trouxe a São Paulo.

    Fale com a Redação - leitor@grupofolha.com.br

    Problemas no aplicativo? - novasplataformas@grupofolha.com.br

    Publicidade

    Folha de S.Paulo 2024