• Turismo

    Thursday, 28-Mar-2024 10:10:22 -03

    Entre história e natureza, Ouro Preto (MG) é destino certo para festas

    PAULA THOMAZ
    do Agora

    31/10/2008 15h20

    Escondida em um vale entre as montanhas mineiras, Ouro Preto aparece aos olhos do turista como uma miragem. A sensação é de estar fazendo uma viagem no tempo.

    A cidade é um berço de lendas: há quem diga que o lugar é povoado por assombrações, mas Ouro Preto é muito mais do que isso.

    Silvio Cioffi/Folha
    Praça Tiradentes e Museu da Inconfidência fazem parte do conjunto arquitetônico da cidade histórica mineira
    Praça Tiradentes e Museu da Inconfidência fazem parte do conjunto arquitetônico da cidade histórica mineira

    O principal destaque são as várias igrejas espalhadas pela cidade: entre as mais famosas estão a Nossa Senhora do Pilar; a de São Francisco de Assis, símbolo do barroco mineiro; a Nossa Senhora do Carmo, projetada pelo pai de Aleijadinho e decorada pelo artista; a Nossa Senhora do Rosário, que tem fachada circular; e a matriz Nossa Senhora da Conceição, que demorou quase 20 anos para ser construída. Lá estão enterrados os corpos de Aleijadinho e de seu pai.

    Igrejas à parte, pontos turísticos como o pico do Itacolomi, de onde se tem uma vista panorâmica da cidade, e o parque Vale dos Contos, onde é possível conhecer as plantas da região, merecem uma visita.

    Não pense que à noite a cidade histórica pára. Quando o Sol vai embora, começa o agito nos bares.

    Outras atrações que fervem a cidade são o Réveillon e o Carnaval. No final do ano, a praça Tiradentes, onde sempre acontecem feiras e eventos culturais, torna-se palco para shows de várias bandas. Também rola por lá uma animada contagem regressiva.

    Para quem quiser curtir o Carnaval em clima tradicional, a dica é a festa dos blocos que tomam conta das ladeiras de Ouro Preto. Quem quiser passar o feriado por lá já deve ir se programando porque a cidade lota nesse período.

    Reprodução
    Com 400 quilos de ouro e prata em seu interior, igreja matriz Nossa Senhora do Pilar é uma das mais visitadas da cidade
    Com 400 quilos de ouro e prata em seu interior, igreja matriz Nossa Senhora do Pilar é uma das mais visitadas da cidade

    Ouro

    Famosa pela riqueza que abriga, a igreja matriz Nossa Senhora do Pilar é uma das mais visitadas de Ouro Preto. Estima-se que a construção tenha sido iniciada nos primeiros anos do século 18, e as obras foram concluídas em 1733.

    Na época, a exploração mineral estava em alta, e a igreja foi presenteada com revestimento de metais ricos. Em seu interior, tudo o que brilha é ouro de verdade.

    Ao todo, são cerca de 400 quilos de ouro e de prata que fazem o altar, as laterais internas da igreja e mais de 400 anjos brilharem. Ainda dentro da igreja, o turista vai encontrar o museu de Arte Sacra e o museu da Prataria, que reúne peças de arte religiosa.

    A igreja fica na praça Monsenhor Castilho Barbosa. O ingresso custa R$ 4 e também dá direito a visitar os museus.

    Fale com a Redação - leitor@grupofolha.com.br

    Problemas no aplicativo? - novasplataformas@grupofolha.com.br

    Publicidade

    Folha de S.Paulo 2024