• Turismo

    Thursday, 28-Mar-2024 11:24:24 -03

    Dia de Saint Patrick é feriado na Irlanda há mais de um século

    da Folha Online

    17/03/2009 00h04

    O Dia de Saint Patrick (ou São Patrício), comemorado em 17 de março, é considerado feriado oficial na Irlanda desde 1903. Mas muito antes disso a data já era celebrada dentro e fora do país.

    O dia marca a morte do religioso, no século 5. Apesar de sua fama, há muitas lacunas em sua biografia.

    As histórias mais antigas contam que o missionário era um adolescente quando foi feito escravo por irlandeses e levado de Gales para a Irlanda.

    Divulgação
    Saint Patrick, ou São Patrício, foi escravizado antes de se tornar um missionário
    Saint Patrick, ou São Patrício, foi escravizado antes de se tornar um missionário

    Passou seis anos em trabalhos forçados no campo, até que, segundo seus próprios escritos, "ouviu vozes" que o incentivaram a se libertar. Mais tarde, as mesmas "vozes" o levariam à vida de missionário. Patrick então se tornou padre e iniciou seu trabalho de conversão religiosa de irlandeses.

    Não se sabe exatamente quantos anos tinha no dia 17 de março de 461, data de morte aceita por boa parte dos historiadores --muitos concordam apenas que já se tratava de um senhor de mais de 70 anos.

    No século 8, o religioso se tornou padroeiro da Irlanda e, com a fama já estabelecida, vieram também as lendas. Relatos mitificadores contam que ele baniu as cobras do país e teve encontros com guerreiros irlandeses ancestrais.

    Celebração

    Hoje, as famílias irlandesas mais tradicionais vão à missa logo cedo. Mas a maioria dos jovens sai às ruas já pela manhã para participar dos desfiles comemorativos.

    Nesse dia, os pubs ficam lotados e bebidas são vendidas aos milhares de "pints" --canecas de Guinness são obrigatórias.

    Nas casas, a data --que deixou de ter caráter apenas religioso e se tornou uma festa dentro e fora do país-- é motivo também para a preparação do "irish stew", cozido irlandês com carne de carneiro e legumes.

    A comemoração também é forte nos Estados Unidos. Há relatos de desfiles em Nova York no século 18, realizados por imigrantes. Austrália e Nova Zelândia também se vestem de verde --a cor tradicional da festa-- em 17 de março.

    Fale com a Redação - leitor@grupofolha.com.br

    Problemas no aplicativo? - novasplataformas@grupofolha.com.br

    Publicidade

    Folha de S.Paulo 2024