• Turismo

    Tuesday, 23-Apr-2024 21:58:25 -03

    No Rio, Ilha Grande celebra festival de cultura japonesa

    DE SÃO PAULO

    22/07/2011 18h06

    O 4° Festival da Cultura Japonesa na Ilha Grande (RJ), litoral de Andra dos Reis, começou nesta sexta-feira (22) e vai até domingo (24).

    A praia do Bananal é o cenário tradicional da festa, que tem apresentações gratuitas de teatro, danças típicas, shows ao vivo e outras atrações, segundo divulgado pelo site IlhaGrande.org.

    O público poderá participar de oficinas de culinária e kirigami, ter sua caricatura desenhada em estilo dos quadrinhos japoneses, o mangá; saborear a gastronomia da Terra do Sol Nascente; experimentar a massagem japonesa shiatshu à beira-mar; e curtir os tambores de taikô.

    Algumas atrações específicas de destaque de hoje até domingo são o grupo musical Mawaca, o violonista Camilo Carrara e a Companhia Ópera na Mala, da dupla Cris Miguel e Sérgio Serrano --focada no público infantil.

    O festival também resgata as tradições dos imigrantes japoneses que foram para a enseada do Bananal.

    ADAPTAÇÃO E RECUPERAÇÃO

    O consultor cultural da Fundação Japão Jô Takahashi ressalta em seu blog Jojoscope a importância da ilha para a adaptação dos imigrantes vindos da ilha de Okinawa, por ser um ambiente bem similar, com suas belezas naturais.

    Também conta que compareceu ao evento no ano passado, quando a edição quase foi cancelada por conta da tragédia devido ao desmoronamento na região --mas foi realizado assim mesmo, até para levantar o moral dos cidadãos.

    Há barcos saindo de Angra dos Reis (cais de Santa Luzia) para o Bananal, durante os três dias de festa.

    Veja a programação completa do evento no site IlhaGrande.org.

    A organização do evento é da Associação de Pousadas da Enseada do Bananal. Saiba mais pelo e-mail contato@ilhagrande.org.br ou telefone 0/xx/24/3365-4944.

    Fale com a Redação - leitor@grupofolha.com.br

    Problemas no aplicativo? - novasplataformas@grupofolha.com.br

    Publicidade

    Folha de S.Paulo 2024