• Turismo

    Monday, 20-May-2024 13:07:31 -03

    Tulum preserva história do povo maia ao lado do mar do Caribe

    ISABELLE MOREIRA LIMA
    COLABORAÇÃO PARA A FOLHA

    23/02/2012 07h00

    Se as previsões estiverem certas e este for mesmo o último ano de vida sobre a Terra, há um item fundamental para a lista de prioridades do ser humano: conhecer a cidade mexicana de Tulum.

    Veja galeria de imagens de Tulum
    Tulum surpreende com sítio arqueológico à beira-mar
    Cobá guarda pirâmides e campos de jogo milenar
    Vocação internacional marca gastronomia de Tulum
    Cancún se transformou de povoado de pescadores em principal balneário mexicano

    Localizada na península de Yucatán, no sul do país, Tulum preserva um sítio arqueológico murado com mais de 60 estruturas utilizadas a partir do século 13 pelo povo maia -os mesmos que supostamente previram o fim dos tempos para 2012.

    Como se não bastasse a importância histórica, um atrativo extra é o fato de as construções estarem localizadas à beira do mar do Caribe. De um lado, palácios e templos religiosos. Do outro, quatro tons de azul colorem o mar tranquilo na praia de areia branquíssima e finíssima. Precisa mais?

    Não precisa, mas tem. Piscinas de água natural e cristalina dentro de grutas, restaurantes com pratos tradicionais locais e internacionais em versões inventivas, esportes radicais como o kitesurf, prática de ioga na praia e spas de relaxamento e beleza.

    Esse cardápio de atrações e a facilidade de se chegar à cidade -90 minutos de carro desde Cancún- fizeram com que Tulum entrasse em dez entre dez listas de destinos obrigatórios em 2012.

    Em apenas 24 horas na cidade, é fácil entender porque Tulum ficou grudada na cabeça do cineasta italiano Frederico Fellini.

    Depois de visitar as ruínas maias, ele escreveu um roteiro sobre o local, nunca filmado, que acabaria por virar álbum em quadrinhos "Viagem a Tulum", desenhado pelo italiano Milo Manara, de 1989 (no Brasil, foi lançada em 1992, pela Editora Globo).

    Isabelle Moreira Lima/Folhapress
    Turistas visitam sítio arqueológico da civilização maia localizado às margens do Caribe, em Tulum
    Turistas visitam sítio arqueológico da civilização maia localizado às margens do Caribe, em Tulum

    QUANDO IR
    A primeira coisa a ser decidida é quando ir. Uma boa ideia é evitar os meses de inverno no hemisfério Norte, principalmente dezembro e janeiro, quando o Caribe parece a melhor opção para turistas americanos e os preços cobrados por hotéis e restaurantes dobram.

    A baixa estação de Tulum corresponde ao inverno brasileiro -os meses mais tranquilos e mais baratos vão de maio a novembro.
    Porém, é importante levar em consideração que a temporada de furacões no México vai do mês de junho até novembro, e o Caribe fica em alerta entre agosto e meados de outubro.

    RUÍNAS DE TULUM
    QUANTO: 51 pesos
    QUANDO: de 8h às 16h30
    ONDE: Carretera Cancun-Tulum, km 133; tel. 011/52/987/2/0972

    Fale com a Redação - leitor@grupofolha.com.br

    Problemas no aplicativo? - novasplataformas@grupofolha.com.br

    Publicidade

    Folha de S.Paulo 2024