• Turismo

    Friday, 29-Mar-2024 12:24:16 -03

    Moradores de Ilhabela protestam contra plano de zoneamento da prefeitura

    GIULIANA DE TOLEDO
    ENVIADA ESPECIAL A ILHABELA

    01/08/2013 04h00

    Uma proposta da Prefeitura de Ilhabela para alterar o plano de gerenciamento costeiro --espécie de plano diretor-- trouxe tensão à cidade.

    Pelo projeto, as comunidades de Bonete e Castelhanos, instaladas em praias isoladas, seriam classificadas como Z4, o que as enquadraria como áreas urbanas.

    Hoje os locais são rurais, de categoria Z2, o que permite pouca ocupação e limita atividades comerciais.

    O temor dos moradores é que a mudança, se aprovada, abra espaço para construção de empreendimentos imobiliários, descaracterizando as praias. Hoje, o acesso ao Bonete só é feito de barco (2h30 de viagem desde o centro, em média) ou a pé, por trilha de 12 km. A comunidade tem cerca de 270 pessoas.

    A praia de Castelhanos, que tem aproximadamente 200 habitantes, é acessível por estrada de terra de 22 km.

    No mês passado, em protestos durante a abertura da Semana Internacional de Vela --evento tradicional da ilha--, moradores se manifestaram contra a proposta.

    "A prefeitura fez o plano sem ouvir os moradores", afirma Carlos Nunes, diretor-executivo do Instituto Ilhabela Sustentável, uma das dez instituições da sociedade civil engajadas nos protestos.

    O diretor de planejamento e projetos da prefeitura, Guilherme Galvão, diz que os moradores serão ouvidos. "O projeto tem a intenção de manter as comunidades como atualmente."

    Editoria de Arte/Folhapress

    Outro ponto polêmico da proposta é a alteração de áreas de marina para uma subcategoria que permitiria atividades industriais, o que, segundo os manifestantes, abriria precedente para a instalação de indústrias poluidoras.

    Haverá audiência pública para debater o zoneamento no próximo dia 12.

    A repórter viajou a convite da Aprecesp (Associação das Prefeituras das Cidades Estância do Estado de São Paulo)

    Fale com a Redação - leitor@grupofolha.com.br

    Problemas no aplicativo? - novasplataformas@grupofolha.com.br

    Publicidade

    Folha de S.Paulo 2024