• Turismo

    Thursday, 02-May-2024 23:57:56 -03

    Ilha espanhola de Tenerife encanta turistas com mistérios e histórias

    DA ANSA

    02/12/2014 02h00

    Pode-se visitar Tenerife, ilha das Canárias pertencente à Espanha, na por diversos motivos. E muitos o fazem para mergulhar e estar em um clima sempre primaveril. Mas o local pode ser escolhido também para caçar histórias que voltam no tempo até a época dos Guanches, o antigo povo de origens bárbaras exterminados pelos conquistadores espanhóis ao final do século 15.

    Poucas coisas são testemunhas daquela cultura, mas nos rostos dos moradores e nos nomes das localidades, permanecem os traços dos antigos habitantes. O que é certo é que não se sabe como eles chegaram até a ilha, talvez viessem do Marrocos, talvez de outros países do Mediterrâneo,ou ainda eles tivessem sido deportados pelos romanos.

    Desiree Martin/AFP
    Ondas fortes na ilha de Tenerife
    Ondas fortes na ilha de Tenerife

    Muitos mistérios envolvem o passado da ilha, como as pirâmides de Guimar. Segundo o pesquisador Thor Heyerdahl, elas podem ter sido criadas na época pré-colombiana e demonstrar a existência de tráfico antigo de mercadorias entre a América e as Canárias.

    Porém, não tira o fascínio dos visitantes o fato da maior parte das obras ter sido construída no século 19, criadas para agricultores. Mas, após a chegada dos conquistadores o local viu a criação de inúmeras lendas, como a da Irmã Úrsula de São Pedro, venerada no Convento de Santa Catarina, em San Cristobal de La Laguna.

    A tradição oral conta que em 1651, a Irmã Úrsula se apaixonou por Jerome Grimon e Rojas, filho do proprietário de uma casa conhecido como Palácio de Nava. Os amantes tentaram fugir da ilha em um navio inglês, mas foram descobertos. Ele foi acusado de raptar a religiosa e foi condenado à morte.

    Irmã Úrsula foi obrigada a ver a execução do convento onde ficou reclusa pelo resto da vida, em uma cela minúscula com uma pequena janela, onde podia ver apenas o altar da igreja.

    Outra história que os moradores adoram contar é de Catalina, filha de um general, que tinha uma incrível beleza e foi obrigada a se casar com um amigo da família. O homem era muito rico, mas bem velho. Isso fez com que a moça se matasse para não casar com ele. Agora, os moradores afirmam que seu espírito ronda a atual sede do Museu de História e Antropologia, que fica em La Laguna, onde os visitantes dizem ouvir passos e estranhos rumores.

    Chamada de ilha da eterna primavera, o passado não é apenas o único atrativo da ilha. A parte sul do local é um parque de diversões a céu aberto e muito visitado por turistas do norte da Europa. Para atrair ainda mais turistas, o governo local permitiu a construção de um hotel cinco estrelas, que tem como objetivo atrair também os russos. Além dele, outros hotéis para ricos existem em Tenerife. Um deles, do alemão Wolfgang Kiessling, fundador de um dos parques, tem um zoológico próprio. Além disso, ele também fundou o Botânico da cidade, onde é possível ver jardins estonteantes e frequentar um spa próximo aos premiados europeus.

    Nesse empreendimento, dormiu o cantor Michael Jackson quando o mesmo fez o único show de sua carreira no local. A suíte que hospedou o cantor ainda tem o nome dele gravado na porta.

    Não só de mar vive a ilha espanhola. Em seu coração, Tenerife esconde um tesouro que mistura paisagens tropicais e montanhas em um ambiente único. O parque do Teide tem como destaque um vulcão adormecido que tem 3.718 metros de altura. Também é possível encontrar 50 espécies de animais e vegetação endêmica, entre as quais 12 são exclusivas do parque.

    Quem gosta de aventura, pode subir até os 2.200 metros e sentir uma mistura de calor e frio. Ali, é possível parar em frente ao Parador de Las Cañadas del Teide e fazer a observação de estrelas com um guia astronômico. Os mais atletas podem subir ainda por quatro horas andando ou pegar carona em um teleférico para ter uma vista panorâmica da região. Porém, a estrutura é fechada em dias de muito vento. Isso porque há riscos de tempestades que podem derrubar as estruturas de lá de cima.

    A zona norte da ilha é a mais selvagem, onde ainda não chegaram as estradas velozes que ligam o aeroporto ao sul da ilha.

    O parque Teide foi declarado como um dos patrimônios da humanidade pela Unesco, assim como o centro histórico de La Laguna, a capital de Tenerife. A cidade foi construída com estradas paralelas e perpendiculares perfeitamente enquadradas. A construção está praticamente intacta, com seus 600 edifícios.

    Além da Catedral, merecem uma visita o Palácio de Nava, feito com pedaços de pino das Canárias, e La Orotava, com balcões de madeira e esplêndidos jardins bem conservados. Na primavera, no dia de Corpus Christi, o local se transforma em um único, grande e colorido tapete florido.

    Fale com a Redação - leitor@grupofolha.com.br

    Problemas no aplicativo? - novasplataformas@grupofolha.com.br

    Publicidade

    Folha de S.Paulo 2024