• Turismo

    Friday, 26-Apr-2024 05:57:01 -03

    Tour na Áustria leva a locações de 'A Noviça Rebelde', filme que faz 50 anos

    VALÉRIA MANIERO
    COLABORAÇÃO PARA A FOLHA, EM SALZBURGO (ÁUSTRIA)

    05/03/2015 02h00

    Foi em 2 de março de 1965, há 50 anos, que o mundo assistiu, pela primeira vez, àquela noviça de vestido comprido virar governanta da família Von Trapp. Que cantou em montanhas e jardins floridos da Áustria com sete crianças, mas encantou muito mais gente mundo afora.

    "The Sound of Music" estreou em Nova York naquele dia; dois meses depois, chegou ao Brasil como "A Noviça Rebelde". O longa entrou para a história do cinema como o musical de maior sucesso e fez Salzburgo, onde foi rodado, ser conhecida não só como a cidade de Mozart.

    Turistas visitam locais que serviram de locação como os jardins do Palácio Mirabell, onde foram gravadas as cenas em que Maria e as crianças cantam saltitantes "Dó-Ré-Mi". É dali que sai o tour da "Noviça Rebelde".

    Quem o faz nesta época, inverno na Europa, pode ver o lugar branco de neve, com poucos sinais daquele verde todo mostrado no filme, mas bonito do mesmo jeito.

    "Tinha visto o filme quando criança e foi interessante rever alguns lugares anos depois", diz o publicitário brasileiro Pedro Silva, 38, que visitou a cidade no fim de 2014.

    Nem mesmo a temperatura abaixo de zero esfria o passeio dos turistas. Alguns fazem selfies, outros fotografam os jardins. Com casaco, gorro, botas e cachecóis, duas mulheres e uma criança param para observar o senhor que toca violino debaixo de uma das estátuas, próximo de onde passaram os meninos da família Von Trapp.

    O "som da música" continua ali. E esteve também na festa do Oscar, que lembrou os 50 anos de "A Noviça Rebelde" com Lady Gaga cantando a música-tema do filme, "The Sound of Music".

    De volta ao tour, as próximas paradas são no Palácio Leopoldskron e no coreto do Palácio Hellbrunn, reconstruído para os turistas.

    Para celebrar os 50 anos do filme, Salzburgo preparou uma programação especial: musicais, shows de marionetes e apresentações de coral estão previstos para 2015.

    NOS PASSOS DA NOVIÇA

    Jardins de Mirabell
    Foram gravadas as cenas em que a noviça Maria e as crianças cantam "Dó-Ré-Mi" e dançam entre as estátuas que há ali

    Praça Residenz
    Maria atravessa a praça, que tem fonte com estátuas, cantando "I Have Confidence in Me"

    Palácio Leopoldskron
    Onde foram feitas as cenas do lago

    Coreto do Palácio Hellbrunn
    Foi reconstruído especialmente para os fãs do filme terem a oportunidade de conhecê-lo. É onde Maria e o capitão se beijam

    Catedral de Mondsee
    Onde os protagonistas se casam

    Convento de Nonnberg
    É onde as freiras cantam a música "Maria"

    Editoria de arte/Folhapress

    TOUR DA 'NOVIÇA REBELDE'
    Quem leva Panorama
    Quanto € 40 euros (R$ 130)
    Duração 4 horas
    Saídas diariamente, às 9h15 e às 14h
    O quê visita a locações do filme
    Site panoramatours.com

    Fale com a Redação - leitor@grupofolha.com.br

    Problemas no aplicativo? - novasplataformas@grupofolha.com.br

    Publicidade

    Folha de S.Paulo 2024