• Turismo

    Friday, 26-Apr-2024 13:45:40 -03

    Valência e ilha de Menorca fogem da badalação do Mediterrâneo

    LUISA BELCHIOR MOSKOVICS
    COLABORAÇÃO PARA A FOLHA, NA ESPANHA

    13/08/2015 02h00

    Quim Roser/Cultura Creative/AFP
    View of Cala Macarella and Macarelleta, Menorca, Spain. Foto: Quim Roser/Cultura Creative/AFP ORG XMIT: IS09AS0SO ***DIREITOS RESERVADOS. NÃO PUBLICAR SEM AUTORIZAÇÃO DO DETENTOR DOS DIREITOS AUTORAIS E DE IMAGEM***
    Águas azuis da cala Macarella, em Menorca, uma das ilhas Baleares

    Paella? Sim, Valência é o berço dela –e por isso é o melhor lugar para saborear a versão mais original do famoso prato espanhol.

    A terceira maior cidade da Espanha começa a se livrar aos poucos do rótulo de destino de praia para os espanhóis (pela proximidade de Madri) e estrangeiros (por ser parada na rota dos cruzeiros).

    Mais moderna, conectada e sustentável, a cidade começa a receber visitantes em busca de um centro urbano à beira do Mediterrâneo, como destino alternativo a Barcelona.

    Do reformado Mercado Central, que oferece tapas e produtos locais, ao Instituto Valenciano de Artes Modernas, Valência tem respondido a essa demanda. No cenário gastronômico, há locais ainda intocados, como a casa de vinhos e aperitivos La Montaña, na praia de Malva Rosa; e inovadores, como a casa de chocolates Torreblanca, uma das mais premiadas.

    Cristina Arias/Cover/Getty Images
    Inside the Central Market in Valencia, started building in 1914, numerous stalls of fresh produce are grouped under the dome and its luminous spaces of modernist architecture, Valencia Comunity, Spain. (Photo by Cristina Arias/Cover/Getty Images) ***DIREITOS RESERVADOS. NÃO PUBLICAR SEM AUTORIZAÇÃO DO DETENTOR DOS DIREITOS AUTORAIS E DE IMAGEM***
    Domo do Mercado Central de Valência, construído em 1914

    Para a boa e velha paella, é bom fugir do centro: prove opções alternativas no divertido La Lola ou a mais tradicional, no L'Estibador, de cara para o mar.

    A posição estratégica de Valência, de frente para o Mediterrâneo, só superada pelas ilhas Baleares, o arquipélago espanhol. Ibiza e Mallorca são suas representantes máximas e, por isso, as mais concorridas no verão.

    Mas há alternativa: a ilha de Menorca, destino de jovens e famílias que querem fugir das festas desenfreadas das suas principais vizinhas.

    Rodeada por calas, como são chamadas as pequenas faixas de areia em meio a formações rochosas, Menorca surpreende pela cor da água, ao mesmo tempo azul turquesa e cristalina. Para chegar à maioria delas, é preciso fazer pequenas trilhas, compensadas pela vista.

    As calas de Macarella, Turqueta e San Saura são as preferidas pelo visual. A de Cavalleria é a melhor opção para assistir ao pôr do sol. Vale também um passeio por Ciutadella, a segunda cidade da ilha, e uma visita ao comércio local de Mahón, a capital.

    Fale com a Redação - leitor@grupofolha.com.br

    Problemas no aplicativo? - novasplataformas@grupofolha.com.br

    Publicidade

    Folha de S.Paulo 2024