Quim Roser/Cultura Creative/AFP | ||
Águas azuis da cala Macarella, em Menorca, uma das ilhas Baleares |
-
-
Turismo
Thursday, 21-Nov-2024 23:23:36 -03Valência e ilha de Menorca fogem da badalação do Mediterrâneo
LUISA BELCHIOR MOSKOVICS
COLABORAÇÃO PARA A FOLHA, NA ESPANHA13/08/2015 02h00
Paella? Sim, Valência é o berço dela –e por isso é o melhor lugar para saborear a versão mais original do famoso prato espanhol.
A terceira maior cidade da Espanha começa a se livrar aos poucos do rótulo de destino de praia para os espanhóis (pela proximidade de Madri) e estrangeiros (por ser parada na rota dos cruzeiros).
Mais moderna, conectada e sustentável, a cidade começa a receber visitantes em busca de um centro urbano à beira do Mediterrâneo, como destino alternativo a Barcelona.
Do reformado Mercado Central, que oferece tapas e produtos locais, ao Instituto Valenciano de Artes Modernas, Valência tem respondido a essa demanda. No cenário gastronômico, há locais ainda intocados, como a casa de vinhos e aperitivos La Montaña, na praia de Malva Rosa; e inovadores, como a casa de chocolates Torreblanca, uma das mais premiadas.
Cristina Arias/Cover/Getty Images Domo do Mercado Central de Valência, construído em 1914 Para a boa e velha paella, é bom fugir do centro: prove opções alternativas no divertido La Lola ou a mais tradicional, no L'Estibador, de cara para o mar.
A posição estratégica de Valência, de frente para o Mediterrâneo, só superada pelas ilhas Baleares, o arquipélago espanhol. Ibiza e Mallorca são suas representantes máximas e, por isso, as mais concorridas no verão.
Mas há alternativa: a ilha de Menorca, destino de jovens e famílias que querem fugir das festas desenfreadas das suas principais vizinhas.
Rodeada por calas, como são chamadas as pequenas faixas de areia em meio a formações rochosas, Menorca surpreende pela cor da água, ao mesmo tempo azul turquesa e cristalina. Para chegar à maioria delas, é preciso fazer pequenas trilhas, compensadas pela vista.
As calas de Macarella, Turqueta e San Saura são as preferidas pelo visual. A de Cavalleria é a melhor opção para assistir ao pôr do sol. Vale também um passeio por Ciutadella, a segunda cidade da ilha, e uma visita ao comércio local de Mahón, a capital.
Fale com a Redação - leitor@grupofolha.com.br
Problemas no aplicativo? - novasplataformas@grupofolha.com.brPublicidade -