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    Novos filmes falam de gastronomia ou a usam para contar suas histórias

    JOSIMAR MELO
    CRÍTICO DA FOLHA

    13/08/2014 02h00

    Quando foi lançado no Brasil, em 1988, "A Festa de Babette", de Gabriel Axel, ainda era tão raro (embora houvesse precedentes) mostrar num filme os detalhes de um faustoso jantar que o "Comida" dedicou-lhe matéria discutindo o filme e reproduzindo as receitas –que foram degustadas no La Casserole por gourmets como o filólogo Antonio Houaiss e a galerista Regina Boni.

    Divulgação
    Cena do filme "A 100 Passos de um Sonho"
    Cena do filme "A 100 Passos de um Sonho"

    Hoje a gastronomia ganhou tal espaço que, além da imprensa e dos títulos especializados, outras artes se debruçam sobre ela com frequência. A ponto de termos três filmes em estreia quase simultânea (duas nacionais e uma em São Paulo) que a têm como pano de fundo.

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    Mas não quer dizer que a maioria dos tantos filmes dos últimos anos se dediquem ao tema –o lugar da comida ou questões da profissão. Eles mais embarcam no glamour do assunto e em torno dele desenvolvem histórias de amor, superação, comédias etc. (que poderiam se apoiar em qualquer outra área).

    Eles têm como cenário restaurantes bonitos, chefs charmosos, pratos plasticamente impecáveis com a consultoria de chefs estrelados. Até na animação "Ratatouille" as receitas são do consagrado norte-americano Thomas Keller.

    Dos três filmes desta leva, "Chef" é o mais centrado na profissão. O filme de Jon Favreau retrata um cozinheiro em crise, levado a buscar alternativas menos glamurosas na profissão, numa trajetória inexorável rumo a um final feliz (no trabalho, na família).

    Em "Bistrô Romantique", do belga Joel Vanhoebrouck, que estreia em São Paulo, o próprio título resume a ópera. Ou, como diz a divulgação do filme, é Dia dos Namorados no restaurante onde "tanto no salão como na cozinha há casais que se apaixonam (...), brigam e se reconciliam deixando cair todas as máscaras das relações humanas".

    "A 100 Passos de um Sonho", de Lasse Hallström, trata das diferenças culturais e do embate pela convivência –e a comida funciona tanto como um símbolo de oposições quanto contém, ao mesmo tempo, a possibilidade de sua superação, sendo a paixão pela mesa um elo comum a toda a humanidade.

    A "Festa de Babette" não era sobre gastronomia, mas sobre temas como a amargura da vida puritana desperdiçada na terra e o papel do artista. Os filmes de hoje tampouco são, na maioria, sobre comida, mas se aproveitam da febre para embalar com "appetite appeal" o pacote que têm a oferecer ao público.

    *

    CONFIRA FILMES DE GASTRONOMIA

    A COMILANÇA
    Direção Marco Ferreri, França, 1973

    A FESTA DE BABETTE
    Direção Gabriel Axel, Dinamarca, 1987

    A GRANDE NOITE
    Direção Campbell Scott e Stanley Tucci, Itália, 1996

    CHOCOLATE
    Direção Lasse Hallström, Grã-Bretanha e EUA, 2000

    COMER BEBER VIVER
    Direção Ang Lee, Taiwan, 1994

    ESTÔMAGO
    Direção Marcos Jorge, Brasil, 2007

    JULIE & JULIA
    Direção Nora Ephron, EUA, 2009

    O AMOR ESTÁ NA MESA
    Direção Jean Yves Pitoun, França, 1998

    O PÃO NOSSO DE CADA DIA
    Direção Nikolaus Geyrhralterm, Aústria, 2005

    RATATOUILLE
    Direção Brad Bird e Jan Pinkava, Estados Unidos, 2007

    SEM RESERVAS
    Direção Scott Hicks, EUA e Austrália, 2007

    SOUL KITCHEN
    Direção Fatih Akin, Alemanha, 2009

    TAMPOPO - OS BRUTOS TAMBÉM COMEM ESPAGUETE
    Direção Jûzô Itami, Japão, 1985

    DOCUMENTÁRIOS

    EL BULLI - COZINHA EM PROGRESSO
    Direção Gereon Wetzel, Alemanha, 2010

    JIRO DREAMS OF SUSHI
    Direção David Gelb, EUA, 2011

    O MINEIRO E O QUEIJO
    Direção Helvécio Ratton, Brasil, 2011

    POR QUE VOCÊ PARTIU?
    Direção Eric Belhassen, Brasil/França, 2012

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