• Comida

    Wednesday, 01-May-2024 13:17:47 -03

    Restaurateur Giancarlo Bolla, dono do La Tambouille, morre nesta quarta

    DE SÃO PAULO

    11/09/2014 13h03

    O restaurateur e chef de cozinha Giancarlo Bolla, dono do restaurante La Tambouille e sócio do grupo Leopolldo (dono do Bar des Arts, entre outros), morreu aos 73 anos nesta quarta-feira (10), às 23h, na capital paulista.

    Bolla teve falência de múltiplos órgãos, decorrente de um câncer no pulmão. Ele estava internado na UTI do hospital Sírio-Libanês. O corpo foi enterrado na tarde desta quinta (11), no cemitério do Morumbi, zona oeste de São Paulo.

    Felix Lima - 14.fev.2011/Folhapress
    O proprietário do restaurante La Tambouille, Giancarlo Bolla, morreu devido à falência múltipla de órgãos
    O proprietário do restaurante La Tambouille, Giancarlo Bolla, que morreu na noite desta quarta (10)

    O imigrante italiano, que deixa a mulher e duas filhas, chegou ao Brasil em 1957. Começou sua trajetória na gastronomia paulistana como garçom, entrou em 1964 no Ca'd'Oro e de lá saiu, em 1971, para inaugurar o próprio restaurante, o La Tambouille, no Jardim Paulista, zona oeste.

    A casa, frequentada pela alta sociedade paulistana, até hoje é exemplo da arte de receber bem. Serve comida francesa e também italiana em ambiente refinado. Possui, ao lado de apenas outras 16 casas da cidade, duas estrelas na avaliação do crítico da Folha Josimar Melo. A escala de estrelas é: 1 (bom), 2 (muito bom) e 3 (ótimo).

    Personalidades do meio lamentam sua morte. Para o também restaurateur Roberto Ravioli, do Ravioli e do La Madonnina, Bolla foi pouco festejado em vida pela imprensa. "Ele deveria ter ganhado mais prêmios. Era um príncipe, um lorde, um grande homem que começou lá de baixo", disse.

    "Sabe quando você perde o seu melhor cozinheiro para o mercado, para ele seguir a carreira? Você diz: que isso seja o melhor para ele. Esse é o meu sentimento hoje para Bolla."

    Francisco Lima, sócio de Bolla no grupo Leopolldo, conta que o restaurateur manteve-se ativo mesmo debilitado pela doença. Depois de passar por algumas internações nos últimos meses, o italiano passou dois dias na UTI do Sírio-Libanês antes de morrer.

    "Por sua trajetória, Giancarlo entendia tudo do negócio de restaurantes, de ponta a ponta. E ele tinha uma preocupação muito grande com o serviço –chegava a telefonar para clientes que tinham tido problemas nas nossas casas", conta. "Ele foi um dos pilares para que o Leopolldo tivesse sucesso. Vai fazer muita falta, é claro, mas deixa uma escola, um legado que está enraizado no nosso DNA".

    Além de ter criado o La Tambouille e o Leopolldo, Bolla foi também fundador de locais como a boate Gallery, aberta em 1979 em sociedade com José Victor Oliva, José Pascowitch e Gugu di Pace.

    Fale com a Redação - leitor@grupofolha.com.br

    Problemas no aplicativo? - novasplataformas@grupofolha.com.br

    Publicidade

    Folha de S.Paulo 2024