• Comida

    Sunday, 28-Apr-2024 18:39:37 -03

    O uso da manteiga volta a ser discutido em laboratórios e cozinhas

    FLÁVIA G. PINHO
    COLABORAÇÃO PARA A FOLHA

    24/09/2014 02h00

    Há algo novo no reino das gorduras saturadas. Desde março, quando o jornal norte-americano "Annals of Internal Medicine" publicou um estudo do doutor Rajiv Chowdhury, da Universidade de Cambridge, o consumo de gorduras de origem animal voltou à pauta.

    Indicada em diversos pratos, manteiga deve ser usada com parcimônia

    Mais importante é dieta equilibrada, afirma médico, sobre uso da manteiga

    Chefs criticam excesso de água na manteiga nacional

    Não que ele tenha descoberto algo revolucionário. Seu trabalho apenas cruza dados de diversas pesquisas e conclui que banir a manteiga e o leite integral da dieta não tem ajudado a melhorar a saúde de ninguém.

    Segundo Chowdhury, estamos compensando esse aporte de calorias com carboidratos refinados, raiz da epidemia da obesidade e da diabetes mundo afora. A teoria causou comoção, sobretudo após a "Time" estampar, em 12/6, a manchete "Coma manteiga".

    Se a manteiga ainda pode não ser vista com bons olhos de modo geral, ela é objeto de desejo ao menos de parte do mundo gastronômico.

    Na cena final de "Julie & Julia", livro de Julie Powell que virou filme, a blogueira homenageia sua mentora, Julia Child, depositando um pacote de manteiga sob sua foto no Smithsonian Institution, em Washington.

    No vasto receituário francês da norte-americana Julia, ela é quase onipresente –e em quantidades impensáveis para os padrões pós-1977, ano em que os Estados Unidos divulgaram a primeira diretriz recomendando redução no consumo de gordura animal.

    Para chefs franceses, cozinhar sem manteiga é um sacrilégio. "Ela confere untuosidade, brilho e notas de avelã", diz Alain Poletto, do Bistrot de Paris, em São Paulo. "Isso não se obtém com nenhuma outra gordura."

    E substituí-la por azeite é um erro. "Azeite emulsiona bem com amido. Mas, para produzir um molho a partir de carne, o molho fica líquido, nunca cremoso", diz o professor Maurício Lopes, da Anhembi Morumbi.

    OS REDIMIDOS

    CAFÉ
    teve fama de causar gastrite, até que se descobriu ação antioxidante

    CHOCOLATE
    aquele com alto teor de cacau e pouco açúcar virou mocinho após descoberta de antioxidantes

    OVO
    vilão em 1977, quando divulgada diretriz de redução de colesterol. Hoje, sabe-se que tem pouca gordura saturada

    Fale com a Redação - leitor@grupofolha.com.br

    Problemas no aplicativo? - novasplataformas@grupofolha.com.br

    Publicidade

    Folha de S.Paulo 2024