• Comida

    Thursday, 02-May-2024 13:38:20 -03

    Judeu e palestino lançam livro; veja receita de batata-doce assada com figo

    MAGÊ FLORES
    DE SÃO PAULO

    29/10/2014 02h00

    Apesar de ser um mosaico de pessoas de diferentes culturas, Jerusalém guarda elementos típicos que aparecem por toda a cidade.

    Na mesa, principalmente. Pepino e tomate na salada, vegetais recheados com arroz, legumes em conserva, massas recheadas com queijo e uso abundante de azeite, limão e azeitonas.

    No livro "Jerusalém - Sabores e Receitas", lançado no Brasil pela editora Panelinha, o judeu Yotam Ottolenghi (apresentador do programa "A culinária mediterrânea de Yotam Ottolenghi", do GNT) e o palestino Sami Tamimi reúnem receitas tradicionais antigas da região –algumas com certa "licença poética", outras "inspiradas nos sabores de lá", divididas em capítulos como vegetais, sementes e grãos, condimentos, carnes, peixes, massas salgadas e doces e sobremesas.

    Clique aqui e confira a receita de Batata-doce assada com figo fresco.

    Jonathan Lovekin/Reprodução
    Prato de batata-doce assada com figo fresco
    Prato de batata-doce assada com figo fresco

    São bons exemplos a berinjela tostada com alho, limão e sementes de romã, mjadra (arroz, lentilha e cebola frita), codorna assada com damasco, groselha e tamarindo, batata-doce assada com figo fresco (veja receita no link acima), o bolo de sêmola, coco e doce de laranja.

    Jerusalém
    Yotam Ottolenghi e Sami Tamimi
    Livraria
    Comprar

    A "energia emocional e espiritual" em que a cidade está embebida, as disputas políticas e religiosas e o desrespeito aos direitos básicos do cidadão são citados na obra. Como outro lado da moeda, os autores falam da paixão, energia e criatividade culinária de Jerusalém –com uma cozinha de sabores fortes, arrojados e toques agridoces; das montanhas de comida e do lema "coma mais".

    No livro, a comida aparece como força unificante em um local tão dividido, algo capaz de derrubar barreiras entre árabes e judeus (nos mercados, nos restaurantes típicos de cada um, funcionários de culturas distintas trabalham juntos no mesmo estabelecimento).

    "É preciso ter uma fé gigantesca, o que estamos felizes em ter [...] E imaginar que o homus eventualmente unificará cidadãos de Jerusalém, se nada mais for capaz de fazê-lo", escrevem os autores.

    *

    Divulgação
    Capa do livro "Jerusalém - Sabores e Receitas", da editora Panelinha
    Capa do livro "Jerusalém - Sabores e Receitas", da editora Panelinha

    JERUSALÉM - SABORES E RECEITAS
    Autores Yotam Ottolenghi e Sami Tamimi
    Tradutor Eni Rodrigues
    Editora Panelinha
    Quanto R$ 99,90 (320 págs.)

    Fale com a Redação - leitor@grupofolha.com.br

    Problemas no aplicativo? - novasplataformas@grupofolha.com.br

    Publicidade

    Folha de S.Paulo 2024