Restaurantes de comida rápida dos Estados Unidos estão desproporcionalmente focando sua estratégia em crianças negras de áreas rurais e de renda média, revelou um novo estudo publicado nesta sexta-feira (14).
Cientistas da Universidade Estadual do Arizona e da Universidade do Illinois, em Chicago, analisaram 6.716 restaurantes de fast food para verificar a extensão do marketing interno e externo destas redes voltado para os mais jovens.
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Estudo aponta queda de 43% nas taxas de obesidade infantil em crianças com idades entre 2 e 5 anos |
O marketing direcionado para crianças variou de brinquedos grátis a anúncios com celebridades esportivas e personagens de desenhos animados, assim como áreas de jogos e promoções para festas de aniversário infantis.
"A maioria das comunidades negras, de áreas rurais e de renda média estão desproporcionalmente expostas (ao marketing direcionado a crianças) e especificamente à exibição interna de brindes (contidos) em refeições infantis, uma estratégia popular entre as redes de restaurantes", acrescentou o estudo.
"À luz destas descobertas, é importante instar a indústria de comida rápida a limitar a exposição das crianças ao marketing que promove o consumo de opções alimentares insalubres", prosseguiu.
A duradoura popularidade da "fast food" é amplamente vista como contribuinte à crise da obesidade nos Estados Unidos, onde um em cada três adultos são considerados obesos, segundo os Centros para a Prevenção e o Controle de Doenças.
Em fevereiro, um estudo publicado no Jornal da Associação Médica Americana reportou uma queda de 43% nas taxas de obesidade entre crianças com idades entre 2 e 5 anos, gerando a expectativa de que a obesidade pudesse estar diminuindo.