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    'Queremos a reestruturação da cadeia alimentar', diz Atala em coletiva

    DE SÃO PAULO

    08/12/2014 17h07

    "Pensar na gastronomia como cultura por meio de um projeto de lei foi a melhor maneira de trazer vocês aqui", disse o chef Alex Atala, na manhã desta segunda-feira (8), a uma plateia de jornalistas no seu restaurante Dalva e Dito, em São Paulo. A ideia dele é reverberar a campanha Gastronomia É Cultura/Eu Como Cultura, lançada na semana passada por seu Instituto Atá.

    Ricardo Lopez/Divulgação
    Da dir. à esq., Roberto Smeraldi, o chef Alex Atala, Beto Ricardo e Thiago Medaglia, do Instituto Atá
    Da dir. à esq., Roberto Smeraldi, o chef Alex Atala, Beto Ricardo e Thiago Medaglia, do Instituto Atá

    A iniciativa quer reunir a assinatura de 1 milhão de pessoas para pressionar a aprovação, no Congresso, do projeto de lei 6.562/13, que permite que pesquisas ligadas à gastronomia possam obter incentivos fiscais via Lei Rouanet. "Mas não estamos preocupados com uma fração da Lei Rouanet", disse o chef, em relação à questão financeira.

    "Trabalhamos por uma causa. Isso aqui não é uma campanha de cozinheiros, é para a reestruturação da cadeia alimentar", completou ele, ao lado de outros fundadores do Instituto Atá –o antropólogo e ambientalista Beto Ricardo (do Instituto Socioambiental) e o jornalista Roberto Smeraldi (diretor da Oscip Amigos da Terra - Amazônia Brasileira).

    Para Smeraldi, a campanha trata de uma opção de desenvolvimento para o país, com conceitos que unem turismo, cultura, saúde e educação. "Na Irlanda, hoje a primeira razão da movimentação turística é a gastronomia. Na Irlanda!", exemplificou. Segundo Beto Ricardo, temos de pensar na biodiversidade. "O país se tornou um produtor de commodities de baixo valor agregado, com regiões que são um deserto."

    O projeto de lei ainda tramita em comissões temáticas da Câmara e precisa ir a votação no plenário. Enquanto isso, o Instituto Atá deve espalhar –com o apoio de três empresas com pontos de venda em várias localidades do Brasil– banners, panfletos e postos de coleta de assinatura.

    Pelo site eucomocultura.com.br é possível baixar um PDF com o formulário, que deve ser assinado e enviado pelo correio (ou, em São Paulo, entregue em um dos restaurantes de Atala, D.O.M. e Dalva e Dito).

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