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    Com rótulo em parceria, Ambev anuncia compra da cervejaria Wäls

    DE SÃO PAULO

    10/02/2015 12h20

    A Saison D'Alliance, rótulo que chega ao mercado em março, marca a compra da cervejaria artesanal mineira Wäls pela gigante Ambev –parte do conglomerado multinacional AB-Inbev. O anúncio foi feito na manhã desta terça-feira (10) por representantes das duas empresas.

    Além de uma participação acionária na Wäls, a Ambev vai realizar parcerias com os mineiros, sempre com a marca Bohemia –que, em outubro do ano passado, se lançou no mercado de rótulos especiais, ou premium, com três cervejas da linha Bohemia Reserva.

    Na prática, uma nova empresa será criada, tendo como sócios os irmãos Carneiro (fundadores da Wäls), sob o guarda-chuva da Ambev. Não foram divulgados valores da negociação, nem de quanto será a participação acionária de cada parte na nova marca –que ainda não tem nome definido.

    Pedro Silveira/Folhapress
    Fábrica da cervejaria Wäls, em Belo Horizonte (MG)
    Fábrica da cervejaria Wäls, em Belo Horizonte (MG)

    O diretor de marketing da Bohemia, Daniel Wakswaser, explicou, em entrevista coletiva na tarde desta terça, que a empresa une os ativos de cada empresa –como o parque industrial da Bohemia em Petrópolis (RJ), a cervejaria da Wäls em Belo Horizonte (MG) e as marcas variantes de cada uma–, mas que a independência de ambas se mantém.

    "Nossas receitas e as da Bohemia continuam intocáveis e independentes. Mas, daqui para a frente, tudo é possível", disse Tiago Carneiro, sócio da Wäls. A parceria deve resultar para a marca, segundo ele, em acesso maior e mais fácil a uma gama variada de matérias-primas e a uma capilaridade muito maior de distribuição –restrita hoje a quatro Estados.

    Não está definido ainda, no entanto, quando a Ambev assumiria a distribuição da Wäls, nem se os parques fabris de uma empresa serão usados para a fabricação dos rótulos de outra e vice-versa.

    "Num primeiro momento, tudo continua igual. Mas são coisas que podem acontecer, e se acontecerem vão levar em conta sempre a qualidade da cerveja, não a quantidade. Vamos aprender junto com o mercado", disse Wakswaser. Carneiro completou: "O que não muda é nosso compromisso de inovar e de fazer boa cerveja".

    Mais cedo, em comunicado enviado à imprensa, o diretor de marketing da Bohemia disse que a empresa sempre admirou "a criatividade e o espírito desbravador" da Wäls, citando a medalha de ouro conquistada pela dubbel da marca mineira na World Beer Cup no ano passado. "Agora, vamos unir o melhor dos dois mundos", disse.

    Do lado da Wäls, José Felipe Carneiro, um dos sócios, afirmou realizar um sonho. "Queremos aprender muito com eles e dividir experiências para levar às pessoas mais opções e variedade para diversas ocasiões".

    De acordo com Wakswaser, fusões com outras cervejarias do mesmo porte da mineira não estão descartadas. "Mas estamos focados em fazer a melhor união possível agora", afirmou.

    PRIMEIRA PARCERIA

    O resultado inicial da nova empresa é a Saison D'Alliance, saison feita com sálvia, gengibre e hortelã, fermentada com as mesmas leveduras belgas usadas na produção da Leffe –marca do conglomerado AB-Inbev.

    Ela será lançada no mês que vem, em edição limitada de 2.000 litros, em garrafas com rolha.

    Além de ter ganhado medalhas importantes na World Beer Cup, a Wäls vive a expectativa de inaugurar, nas próximas semanas, a operação de uma fábrica na Califórnia (EUA) –com a marca Novo Brasil. Em Minas, uma segunda planta está planejada para 2016.

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