• Comida

    Monday, 29-Apr-2024 08:55:26 -03

    Restaurante de chef estrelado é destruído em incêndio na França

    DA FRANCE-PRESSE

    17/03/2015 12h30

    Um grande incêndio iniciado na madrugada desta terça-feira devastou o famoso restaurante do premiado chef francês Marc Veyrat no vilarejo alpino de Manigod (centroeste), informo o corpo de bombeiros.

    Segundo as primeiras constatações, o fogo começou a se alastrar às 02h da manhã (23h de segunda, 16, no horário de Brasília) na lavanderia do "La Maison des Bois".

    Os bombeiros continuaram a tentar controlar as chamas que consumiam o telhado deste estabelecimento de luxo até a manhã desta terça-feira (17). "O fogo está apagado dentro do restaurante", indicaram bombeiros no local.

    De acordo com a polícia, que investiga o local para determinar a causa do incêndio, o fogo teria primeiro tomado a cozinha e a sala de jantar, onde a mobília de arte foi destruída.

    O fogo se espalhou rapidamente para o telhado da casa de madeira e pedra, construída a 1.800 metros acima do nível do mar na Croix-Fry, sobre as pastagens da família de Marc Veyrat. Sua estrutura "ainda está de pé", mas os danos foram significativos, disse a fonte.

    Jean-Pierre Clatot/AFP
    Bombeiros trabalham no telhado do restaurante "La Maison de Bois" do chef Marc Veyrat
    Bombeiros trabalham no telhado do restaurante "La Maison de Bois" do chef Marc Veyrat

    "É uma parte da herança cultural francesa que acaba de queimar", lamentou Marc Veyrat, dizendo estar "muito abalado". "Os especialistas acreditam que a origem do incêndio tenha sido elétrica", acrescentou.

    "Não era apenas um restaurante, mas também um museu de arte popular, onde estavam expostos móveis do patrimônio da região. É doloroso, mas eu sou um combatente. Eu vou voltar", assegurou o chef estrelado.

    Marc Veyrat acredita que precisará de "seis meses" para realizar as obras de reconstrução neste estabelecimento da rede Relais et Chateaux, inaugurado em 2013 após quatro anos afastado das cozinhas devido a um grave acidente de esqui.

    Jean-Pierre Clatot/AFP
    O fogo se espalhou pelo telhado da casa de madeira e pedra
    O fogo se espalhou pelo telhado da casa de madeira e pedra

    Fale com a Redação - leitor@grupofolha.com.br

    Problemas no aplicativo? - novasplataformas@grupofolha.com.br

    Publicidade

    Folha de S.Paulo 2024