• Comida

    Sunday, 19-May-2024 11:11:26 -03

    Chef Homaro Cantu, uma-estrela 'Michelin', morre em Chicago (EUA)

    DA REUTERS

    16/04/2015 13h45

    O chef Homaro Cantu, conhecido por usar a ciência para criar experiências gastronômicas únicas em seu restaurante Moto, em Chicago, morreu, em um caso de aparente suicídio, segundo fontes da polícia disseram nesta quarta-feira (15).

    Cantu, 38, foi encontrado morto na terça à noite, segundo a polícia, em um prédio na zona noroeste da cidade, onde ele planejava abrir, até o final do ano, um bar e cervejaria chamado Crooked Fork. Sua morte ocorre menos de mês depois de ele ter sido processado por um dos investidores de seu restaurante, que tem uma estrela "Michelin".

    A autópsia estava marcada para esta quarta, segundo as autoridades.

    Cantu trabalhou para o famoso chef de Chicago Charlie Trotter antes de se tornar ele mesmo um chef e abrir o restaurante Moto. A casa era conhecida por usar de uma abordagem "high-tech" e extravagante em seus pratos –que incluíam cardápios comestíveis. Cantu usava lasers, armas de feixes de partículas, gás hélio e nitrogênio líquido para cozinhar.

    O site do Moto diz que sua "visão de gastronomia pode, algumas vezes, parecer uma nota tirada de uma obra de ficção científica".

    Cantu, que passou por quase 50 casas da cota oeste americana antes de se mudar para Chicago, disse à Reuters em 2008 que queria fazer com que as pessoas pensassem de forma diferente sobre a comida.

    "Quando as pessoas veem esses produtos que faço, devem se dar conta que o que acontece aqui não é só um cara fazendo uma comida extravagante", disse. "Estamos fazendo coisas que vão mudar o mundo".

    A morte de Cantu reforça a pressão a que chefs celebridades estão submetidos hoje, em um momento em que comensais esperam constantes inovações. Trotter morreu em 2013, aos 54 anos, de um aneurisma.

    O chef foi processado no mês passado pelo investidor Alexander Espalin, segundo os arquivos das autoridades do condado de Cook. Espalin acusou Cantu de usar a conta corrente do restaurante de forma pessoal, com viagens e o desenvolvimento de produtos patenteados.

    Fale com a Redação - leitor@grupofolha.com.br

    Problemas no aplicativo? - novasplataformas@grupofolha.com.br

    Publicidade

    Folha de S.Paulo 2024