• Comida

    Thursday, 02-May-2024 02:02:22 -03

    Repórter testa panela de pressão para micro-ondas; veja o vídeo

    MAGÊ FLORES
    DE SÃO PAULO

    12/08/2015 02h00

    Se a a panela de pressão causa receio (medo, em alguns), imagine uma que vai dentro do micro-ondas. Três, dois, um... ufa. Deu certo.

    Para alguém desacostumado a usar o aparelho, a desconfiança é ainda maior. Mas isso é besteira –seja com a panela ou com o micro-ondas (sabe as histórias de que ele dá câncer e tira nutrientes dos alimentos? Estudos sérios refutam isso).

    A panela parece aguentar o tranco, tem travas o suficiente (elas podem até vencê-lo por 7x1). Mas requer alguns cuidados. Por exemplo, esqueça o óleo para dar sabor: ele pode derreter o plástico. Além disso, é preciso esperar a bendita esfriar para abri-la –nada de colocá-la em água corrente.

    No teste, duas receitas foram preparadas ao mesmo tempo: uma na panela de pressão para micro-ondas e uma na panela de pressão convencional. Demorou um pouco mais, mas o feijão da nova panela ficou pronto (foram 30 minutos de cozimento mais 15 para poder abri-la, contra 25 minutos de cozimento e 5 de refogado na convencional).

    O feijão tinha cara de feijão mesmo, apesar de um pouco branquelo. O que não deu jeito foi o caldo. Espremer alguns grãos (para liberar o amido) e voltar ao micro-ondas com a tampa da panela aberta não resolveu.

    O gosto era bom (nem sinal de plástico), assim como o cozimento dos grãos. Se não houvesse outro jeito, a receita quebraria um galho.

    Mas o fato é: com os R$ 610 da engenhoca quase se compram um fogão e uma panela de verdade. Ainda melhores e mais rápidos.

    Depois do teste, a Tupperware, marca do utensílio, foi questionada pelo "Comida" sobre preço e eficiência. Disse que as receitas mais longas levam 30 minutos e que o tempo para abrir as panelas (de micro-ondas e convencional) é o mesmo.

    A empresa ressaltou a praticidade de programar a receita em um timer e não ter que se manter atento à receita que pode queimar.

    Já o preço, atribuiu à tecnologia da panela, que faz com que ela suporte ainda mais pressão do que a panela tradicional.

    A panela de pressão para micro-ondas da Tupperware é vendida por consultoras. Informações estão disponíveis no site da empresa.

    Além desta, há uma versão da Vizio Brasil, um pouco mais em conta (na faixa de R$ 500), à venda no Extra, Ponto Frio e Casas Bahia, por exemplo.

    Fale com a Redação - leitor@grupofolha.com.br

    Problemas no aplicativo? - novasplataformas@grupofolha.com.br

    Publicidade

    Folha de S.Paulo 2024