• Comida

    Thursday, 02-May-2024 13:13:14 -03

    Livro destaca queijos brasileiros e rompe paradigmas de harmonização

    LUIZA FECAROTTA
    CRÍTICA DA FOLHA

    24/08/2015 02h00

    Reprodução
    Reprodução do livro "Queijos brasileiros à mesa com cachaça, vinho e cerveja", da ed. Senac
    Reprodução do livro "Queijos brasileiros à mesa com cachaça, vinho e cerveja", da ed. Senac

    O mérito mais imediato de "Queijos Brasileiros À Mesa com Cachaça, Vinho e Cerveja", lançado recentemente pela editora Senac, é a competência para romper certos paradigmas que envolvem o casamento entre o laticínio e as bebidas.

    Os autores, o sommelier Manoel Beato e o mestre-queijeiro Bruno Cabral, levantam convenções –como a mais representativa delas, de que o vinho tinto é a melhor companhia– e as desmistificam ao propor, paralelamente, um novo universo de combinações –cachaças, cervejas e vinhos mais densos, aromáticos e alcoólicos.

    Outro recorte inovador, pode-se dizer, é a seleção de queijos brasileiros. São raras as publicações que reúnem conhecimento sobre esse nosso patrimônio nacional, que dita o modo de vida de tantas famílias nos campos.

    Entendo que, para leitores que simpatizam com o tema, mas não são experts no assunto, o livro se sai melhor nas descrições mais abrangentes.

    Tais quais as dos queijos de casca lavada, que, mais aromáticos, gordurosos e salgados, são de difícil casamento e combinam com bebidas com certa doçura e acidez. As degustações mais específicas, divididas por tipos de queijo e tipos de bebida, descritas ao longo da publicação, podem se tornar enfadonhas –e um pouco frustrantes, porque raras são as combinações avaliadas como excelentes pela dupla de especialistas.

    Valem as passagens sobre etapas da produção de queijos e, ainda mais, o mapa ilustrativo do Brasil a destacar as regiões produtoras do laticínio no território nacional. Este introduz um capítulo dos nossos queijos mais emblemáticos, como o minas frescal, de sabor delicado e levemente ácido, e o queijo da Ilha de Marajó, no Pará, feito à base de leite de búfala cru, sem maturação.

    Já os capítulos dedicados a cada tipo de bebida, com contextualização histórica e características essenciais, soam superficiais.

    São mais interessantes para o leitor leigo, creio, as dicas de como comprar queijo –como devem ser, por exemplo, os aspectos aromáticos e visuais de um bom queijo? O que se deve levar em conta na hora da compra?

    Os capítulos seguintes são igualmente didáticos e podem funcionar como bons orientadores para o leitor. Passeiam por temas como a conservação dos queijos, os copos e as temperaturas de serviço adequados para cada tipo de bebida.

    Reprodução
    Reprodução do livro "Queijos brasileiros à mesa com cachaça, vinho e cerveja", da ed. Senac

    "Queijos Brasileiros À Mesa com Cachaça, Vinho e Cerveja"
    QUANTO: R$ 114,90 (170 PÁGS.)
    AUTORES: BRUNO CABRAL E MANOEL BEATO
    EDITORA: SENAC-SP

    Fale com a Redação - leitor@grupofolha.com.br

    Problemas no aplicativo? - novasplataformas@grupofolha.com.br

    Publicidade

    Folha de S.Paulo 2024