• Comida

    Friday, 03-May-2024 20:14:11 -03

    Três dos melhores chefs do mundo projetam restaurante em Cuba

    DA AFP

    28/08/2015 02h00

    Ronaldo Scheimidt/AFP - Divulgação - Bruno Poletti/Folhapress
    Da esquerda para direita, os chefs Enrique Olvera, Andoni Aduriz e Massimo Bottura
    Da esquerda para direita, os chefs Enrique Olvera, Andoni Aduriz e Massimo Bottura

    Próximo ao mar do Caribe, com músicas ao vivo, mesas comuns e um cardápio informal.

    É assim que o premiado chef mexicano Enrique Olvera imagina o restaurante que está planejando construir em Havana junto com o espanhol Andoni Luis Aduriz, e, recentemente, com a incorporação do italiano Massimo Bottura, cujo restaurante Osteria Francescana é considerado o segundo melhor do mundo. A conversa entre Olvera e Aduriz teve início em novembro do ano passado.

    "É um sonho, um ideal. Só não se trata de uma piada", disse Olvera nesta terça-feira (25), reafirmando o compromisso com o plano, que não foi levado a sério após o anúncio.

    A ideia dos chefs é aproveitar a abertura da economia cubana à iniciativa privada, promovida pelo governo de Raúl Castro, que tem proporcionado novos e elegantes restaurantes em Havana. "Acreditamos em uma abertura econômica ainda mais forte nos próximos meses ou anos, e queremos pegar carona nisso".

    Os três cozinheiros, presentes nas listas dos melhores do mundo, já estão conversando formalmente com as autoridades locais e devem viajar a Cuba em dezembro para o início do projeto.

    O mexicano Olvera disse que já conversou com a embaixada cubana em seu país, e que a resposta foi muito positiva. Mas ainda não está claro se abririam em forma de cooperativa com um sócio cubano ou se teriam espaço dentro de um hotel, onde as condições são mais flexíveis.

    DIVERSÃO

    Olvera quer que o novo restaurante seja um lugar casual, divertido e para passar bons momentos. "Não será um lugar caro, requintado. Só queremos que esteja na praia e na direção do Mar do Caribe", projeta.

    O menu seria uma combinação de massa, pinchos (petiscos) e tacos, pratos típicos da Itália, Espanha e México. Sobre eventuais dificuldades para ter acesso aos ingredientes, afirmam que a visita a Cuba será esclarecedora para conhecer melhor como funciona o mercado local.

    No entanto, Olvera não dá qualquer prazo para a finalização do empreendimento. "Tem que acontecer de forma natural, quando tiver que acontecer".

    Fale com a Redação - leitor@grupofolha.com.br

    Problemas no aplicativo? - novasplataformas@grupofolha.com.br

    Publicidade

    Folha de S.Paulo 2024