• Comida

    Sunday, 28-Apr-2024 18:29:39 -03

    Saiba mais sobre o restaurante eleito como o melhor da América Latina

    DE SÃO PAULO

    24/09/2015 00h26

    O Central, comandado pelos chefs peruanos Virgilio Martínez e Pía León, foi eleito pelo segundo ano consecutivo o melhor restaurante da América Latina. O ranking com 50 restaurantes, organizado pela revista britânica "Restaurant", foi divulgado durante cerimônia realizada na noite desta quarta-feira (23), na Cidade do México.

    O restaurante, que se manteve no posto, destaca-se pelo trabalho contemporâneo –apoiado em ingredientes e métodos antigos de manejo dos alimentos, como o congelamento seguido de desidratação da batata– e é o atual quarto colocado na lista das 50 melhores casas do mundo.

    Nascido em 1977, o chef Virgilio Martínez estudou gastronomia no Canadá e na Inglaterra. Começou sua carreira culinária em 2000, no hotel Ritz, de Londres. Depois, passou por restaurantes de Nova York, Cingapura, Londres, Madri, Bogotá e Lima –incluindo as unidades colombiana e espanhola do Astrid y Gastón, do restaurateur peruano Gastón Acurio.

    Em 2009, fundou o Central, famoso por valorizar os detalhes da refeição: a casa possui uma horta própria, purifica e engarrafa a água servida aos comensais e armazena o chocolate em uma caixa de madeira construída para manter as propriedades do alimento.

    A cozinha do premiado restaurante usa os produtos de diferentes ecossistemas do país (Amazônia, mar, montanha). Alguns pratos têm ingredientes desconhecidos até para peruanos, como cushuro, algo que nasce nos arredores das lagoas dos Andes, acima de 3.000 metros de altitude (as pequenas bolas verdes e brilhantes são conhecidas também como "caviar andino").

    Para isso, ele e a equipe fazem viagens regularmente pelo país.

    OUTRAS CASAS

    Neste ano, Martínez inaugurou o NOS, restaurante mais casual em Miraflores, seu bairro de origem, em Lima. Ele também é dono dos restaurantes Lima, de Londres, e Senzo, em Cusco, ambos abertos em 2012.

    Fale com a Redação - leitor@grupofolha.com.br

    Problemas no aplicativo? - novasplataformas@grupofolha.com.br

    Publicidade

    Folha de S.Paulo 2024