• Comida

    Friday, 03-May-2024 12:46:05 -03

    Ingredientes brasileiros ameaçados de extinção são estrelas de festival em SP

    MAGÊ FLORES
    DE SÃO PAULO

    07/10/2015 03h00

    Araruta, piracuí e aratu não são comuns em listas de compras, nem sequer em mercados. E, por correrem o risco de cair no esquecimento (e até desaparecer), estão em outra lista: a da Arca do Gosto.

    Criada em 1996 pelo Slow Food, movimento que se contrapõe ao modo acelerado e pouco consciente de alimentação, a Arca conta com mais de 2.000 produtos pelo mundo -52 brasileiros. São ingredientes artesanais e sustentáveis, ligados à cultura local.

    Ao longo de dez dias, a partir desta quinta (8), 14 produtos da Arca serão estrelas de pratos em São Paulo (veja abaixo os pratos e ingredientes do festival).

    Para a antropóloga Katia Karam Toralles, da Comissão Brasileira da Arca do Gosto, a gastronomia é grande aliada na proteção dos ingredientes e da cultura alimentar.

    "A Arca se faz efetiva na medida em que sai do papel: quando os produtos são comprados e consumidos e quando o consumidor se torna aliado da produção", afirma.

    Heloisa Bacellar, do Lá da Venda, apaixonada pelo queijo da serra da Canastra, diz que muitos cozinheiros já fazem esse trabalho e têm "vínculos profundos" com alguns ingredientes. "Mas promovê-los é um trabalho de formiguinha." Com uma entidade por trás, "formiguinhas viram um batalhão".

    Apesar das dificuldades que o movimento enfrenta, pelo tamanho e complexidade do país, a chef Ana Luiz Trajano, do Brasil a Gosto, considera a iniciativa importante. Ela fará uso da castanha do baru durante o festival e apresentará o produto em suas várias formas ao cliente -"como é quando sai da árvore até a castanha limpa".

    No Tuju, o chef Ivan Ralston usa alguns dos ingredientes da Arca. "Temos de respeitar o que temos aqui. É importante elevar os nossos produtos ao máximo."

    *

    Festival Arca do Gosto

    *

    As fotos de Alexandre Schneider que ilustram esta reportagem farão parte de um livro (ainda sem nome) que a chef Ana Luiza Trajano, do Brasil a Gosto, lançará em novembro: um glossário com informações e os usos de 500 ingredientes brasileiros, selecionados entre mais de 2.000 já usados pela cozinheira.

    Fale com a Redação - leitor@grupofolha.com.br

    Problemas no aplicativo? - novasplataformas@grupofolha.com.br

    Publicidade

    Folha de S.Paulo 2024