• Comida

    Thursday, 02-May-2024 19:32:25 -03

    Novo aplicativo brasileiro ajuda a escolher o vinho na prateleira

    DE SÃO PAULO

    09/11/2015 02h00

    Reprodução
    aplicativo busca restaurantes
    Imagens da tela do aplicativo "Vini Fera"

    Diante das prateleiras repletas de garrafas –tintos, rosés e brancos, do novo e do velho mundo– uma paralisia pode acometer o comprador, que já não sabe mais o que pesquisou sobre vinhos. Pode passar horas ali, lendo rótulos, um a um, até escolher a bebida daquela noite.

    Para esquecidos, confusos e desconhecedores, a sommelière e colunista da Folha, Alexandra Corvo, elaborou o aplicativo "Vini Fera", que reúne informações sobre vinhos, organizadas por região, preço, harmonização, uvas e por locais de venda. São aproximadamente 200 rótulos –semanalmente são incluídos cerca de dez novas opções– degustados e aprovados pela profissional.

    Karime Xavier/Folhapress
    SÃO PAULO / SÃO PAULO / BRASIL -11 /07/13 -10 :00h - DEGUSTAÇÃO DE VINHOS DE FAMOSOS.Avaliação de vinhos produzidos por celebridades (brad pitt, galvão bueno, nelson mandela, francis ford coppola, julio iglesias) para a matéria de capa do caderno. A colunista Alexandra Corvo vai degustar algo entre 6 e 8 rótulos.. ( Foto: Karime Xavier / Folhapress). COMIDA
    A sommelière e colunista da Folha, Alexandra Corvo, durante degustação

    A ideia do "Vini Fera" surgiu com as consultas recorrentes de amigos e familiares, por mensagens de celular, à sommelière. "A escolha de um vinho é algo imediatista. Além disso, ninguém quer correr a chance de errar", diz. "Com conhecimento, esse momento fica muito mais legal, mas não é todo o mundo que quer fazer um curso."

    Segundo a colunista, o "banco de dados" do aplicativo tem como norte "vinhos que estão nas prateleiras (bem distribuídos em locais de venda) e que custem até R$ 100 –apesar de haver opções mais caras e elaboradas também". "A diferença do app para outros lugares em que escrevo é que tenho a liberdade de usar termos como 'gostoso', apesar de também falar em 'aromas'", conta. "Além disso, há as minhas experiências pessoais: se eu provei o vinho em uma festa, com amigos –e não em uma degustação às cegas–, eu conto isso também."

    O aplicativo, gratuito, está no ar desde setembro e já foi baixado por 2.000 usuários. Futuramente, a sommelière planeja versões "premium", pagas, com conteúdos exclusivos, como listas temáticas, por exemplo.

    Fale com a Redação - leitor@grupofolha.com.br

    Problemas no aplicativo? - novasplataformas@grupofolha.com.br

    Publicidade

    Folha de S.Paulo 2024