• Comida

    Sunday, 28-Apr-2024 06:46:25 -03

    Comida amazônica dá a Belém título de Cidade Criativa da Unesco

    NATHÁLIA MONTEIRO DOS SANTOS
    COLABORAÇÃO PARA A FOLHA

    13/12/2015 18h56

    Janduari Simões - 8.nov.2009/Folhapress
    Peru fatiado no tucupi com jambu, prato servido no restaurante Lá Em Casa, na Estação das Docas, complexo gastronômico e cultural na cidade de Belém

    Cidade que tem atraído cada vez mais interessados em gastronomia, Belém foi incluída nesta sexta (11) no grupo de Cidades Criativas da Unesco, da qual fazem parte 116 municípios.

    O grupo da Unesco foi criado em 2004 para promover a cooperação entre cidades que utilizam a criatividade e a cultura como uma estratégia para crescer de maneira sustentável.

    Junto com as cidades de Santos e de Salvador, eleitas respectivamente nas categorias de cinema e música, Belém foi escolhida como um exemplo do uso da gastronomia local para promover o desenvolvimento econômico da região em que está inserida.

    No anúncio da inclusão, o gastrônomo Roberto Smeraldi, do Instituto ATÁ (ONG que acompanha as relações entre a cultura e a gastronomia brasileiras), disse que a valorização dos ingredientes amazônicos data da chegada do colonizador português à região que hoje corresponde a Belém.

    Foi só nos últimos 40 anos, porém, que esses ingredientes começaram a ser usados por cozinheiros de outras regiões e países.

    A demanda cresceu tanto que atualmente a capital paraense passou a investir na gastronomia como estratégia para o crescimento do turismo.

    Empresas passaram a pesquisar e vender matérias-primas paraenses, produzidas por pequenos produtores, que passam por programas de qualificação.

    O desenvolvimento do mercado atraiu para a cidade cursos superiores em Tecnologia de Gastronomia, como o da Universidade Estácio. No ano que vem, será inaugurado o Centro Global de Gastronomia e Biodiversidade, com o objetivo de fomentar a pesquisa, a capacitação e o turismo relacionados aos ingredientes amazônicos.

    Outro pilar importante é a realização de eventos que promovem a gastronomia local. O Festival Ver-o-Peso é o mais tradicional e há 13 anos leva cozinheiros e turistas de todo o país a Belém.

    Em 2016, com a comemoração dos 400 anos da cidade, Belém será sede de novos eventos gastronômicos, como o Diálogos Gastronômicos, que trará chefs do mundo inteiro para discutir e estabelecer relações entre a culinária internacional e a paraense.

    Fale com a Redação - leitor@grupofolha.com.br

    Problemas no aplicativo? - novasplataformas@grupofolha.com.br

    Publicidade

    Folha de S.Paulo 2024