• Comida

    Saturday, 27-Apr-2024 12:24:35 -03

    Chefs e comilões revelam as 'gordices' que adoram comer em dias de ressaca

    MAGÊ FLORES
    DE SÃO PAULO

    30/12/2015 02h00

    Para combater os exageros da festas de final de ano, o "Comida" falou com cozinheiros e comilões para que eles revelassem as receitas que ajudam a "aliviar" os efeitos do exagero no dia seguinte.

    Nada de comida light ou detox. Tem hambúrguer, ovo mexido, chocolate, "comfort food"... Na ressaca, todo mundo é igual.

    *

    'TRASH' E SEM LIMITES
    Eu preciso de carne. É impressionante, eu acordo na ressaca e só penso em churrascaria ou em um hambúrguer imenso, o mais gordo possível. Hambúrguer de fraldinha, cheio de queijo, maionese caseira, bacon. Fico trash e sem limites. Se tiver um milk-shake vai junto também.

    Renata Vanzetto, do Ema, Me Gusta e Marakuthai

    TEM EM QUALQUER PADARIA
    Minha receita para sair da lama é simples, quase uma simpatia. Mas acredite se quiser, nada me recupera mais do que um pão na chapa com manteiga e um chocolate com leite gelado batido. Tem em qualquer padaria, a qualquer horário e salva a vida sempre!

    Lucas Corazza, confeiteiro e jurado do "Que Seja Doce"

    UM 'CALDITO' NO MERCADO
    Eu sou entusiasta de alguns remédios milagrosos. Como bom colombiano, cultuo os 'calditos'. Lá é comum, depois da balada, ainda de madrugada, ir até o mercado ou em locais que se chamam 'caldo parado' (caldo em pé). Em casa faz parte da programação do Natal e fim de ano ter um caldo para o dia seguinte. São vários tipos: de costela, frango, vísceras, peixe, sempre com batata, cebolinha, tomate e muito coentro.

    Dagoberto Torres, do Suri e Maíz

    COMIDA DA NONA
    Quando a ressaca está pesada eu gosto de comer um pão ciabatta com polpetones ao sugo dentro. Desde que eu comecei a sair é disso que eu gosto. Até porque a minha avó preparava as 'polpette' como entrada no almoço de domingo. Então, no dia da ressaca, era isso com pão.

    Rodolfo de Santis, do Nino Cucina

    CEVICHE É 'A CURA'
    Primeira coisa: acordou, um litro de água e uma cerveja na sequência. Para comer, um lamen bem apimentado ou um ceviche. Ceviche é "a cura". Você anda no México -mais do que no Peru- e, nas feiras de manhã, vê os guapos com cara de acabados tomando "leche de tigre". Tem tudo nesse caldo: ácido, cítrico, proteína do peixe. Mas é bom não exagerar porque o estômago está meio baqueado.

    André Mifano, chef e apresentador do "The Taste Brasil"

    MANDA BRASA EM UM PEIXINHO
    Água, muita água, o dia todo. Ao acordar, já tomo dois copos. Pra começar o dia, um bom suco de fruta com algum legume, um suco de luz ao seu modo, e uma torrada. Carboidrato é fundamental nessas horas. Depois, mando brasa em legumes e um peixinho. Pode ser também um espaguete alho e óleo ou com frutos do mar. No meio do dia tomo uma long neck pra rebater!

    Paulo Tiefenthaler, ator, diretor e colunista da Folha

    ASSALTO AO DOCE DE LEITE
    Açúcar, eu preciso de doce. Assalto o pote de doce de leite, trufas de chocolate... mas o pudim é um dos meus favoritos. Eu faço um com castanha-do-Pará que é demais: acrescento ao pudim de leite condensado umas 100 g de castanha triturada no liquidificador.

    Ivan Achcar, do Alma e Alma Esquina

    CONSERTA O ESTÔMAGO
    Não aguento comer com ressaca, mas tem um chá de fubá que minha mãe fazia, que é bastante água e uma colherzinha de fubá, e fica mexendo muito tempo até aquilo virar um veludo, líquido, mas um veludo. Se tempera de leve com sal ou com açúcar, uma colherzinha, conforme o ressacado preferir, ou uma colherzinha de cada um. Se toma aos pouquinhos, bem devagar, e é milagroso, conserta o estômago.

    Nina Horta, colunista da Folha

    GORDO, BEM GORDO
    Na ressaca, como um pedaço de pizza, tipo pepperoni, um cheeseburger ou, quando me animo, um dashi [leve caldo japonês, a base de alga] que faço de vez em quando. O hambúrguer eu faço gordo, bem gordo, de costela, com uns 25% de gordura. Aí cubro o bicho com bastante queijo, qualquer um que tiver na geladeira, e sirvo em um pão de brioche. Ou seja: um belo cheeseburger!

    Márcio Silva, do food truck Buzina

    OVO, PIMENTA E CALABRESA
    Ovo mexido apimentado e, se tiver, linguiça. Primeiro, frita a linguiça. Depois, faz o ovo mexido na gordura dela. Pode temperar com pimenta calabresa, páprica, sal
    e pimenta-do-reino. Essa é a vida.

    Raul Lemos, vice-campeão do "MasterChef Brasil 2"

    CARINHO DE CHOCOLATE
    Para a ressaca: chocolate e sorvete, sempre. Gosto de preparar uns potinhos de chocolate assados, porque é fácil, rápido, quentinho. Faz carinho na barriga. Confira aqui a receita dos potinhos.

    Carole Crema, do La Vie en Douce e jurada do "Que Seja Doce"

    SÓ O PAI SALVA
    Dia de ressaca é um dos raros, da vida, em que posso recusar toda sorte de comida. Minto. Isso não vale para um ovo mexido, molinho, de pai, e um café com leite bem cremoso

    Luiza Fecarotta, crítica da Folha

    UMA BOA MASSA
    Para mim, o melhor cura ressaca é suco natural de manhã e um pão, de preferência sem manteiga pra não dar ruim. O dia seguinte pede carboidrato e muita água! Uma boa massa sempre salva. Faço sempre para os amigos em casa um nhoque de mandioquinha com ragu de calabresa e espinafre.

    Renata Cruz, do Amici Buffet

    UM BIFE PURO
    Quando estou de ressaca vou sempre para o restaurante. Peço na hora um suco de laranja e um café preto e tomo um Oxyboldine (um digestivo efervescente francês, top). Como um sanduba de linguiça artesanal, grelhada no broiler, ou um bife puro fatiado.

    Gustavo Rozzino, do TonTon

    MEIO PSICOLÓGICO
    Quando eu era adolescente comia no McDonald's, era a única coisa que salvava. Com o passar dos anos, e informação, percebi o que é o Mc e abandonei. Agora pode ser qualquer coisa gordurosa, uma coxinha, ou até uma rabada. É meio psicológico: sinto a gordura e fico bem. Quanto mais trash for a comida, mais rápido eu me recupero.

    Checho Gonzales, da Comedoria Gonzales

    ASSADO POR ELE
    A melhor comida de ressaca da minha vida foi arenque, tirado do barril de salmoura, numa feira de Amsterdã. Foi tiro e queda. No Brasil, dou outra solução: não é canja de galinha, que certamente é ótima (ainda mais com um dedinho de jerez), mas é simples. Frango (caipira) assado por mim, com temperos comedidos e de peito quase mal passado. Coxas e sobrecoxas suculentas. Se eu não estiver vesgo pela ressaca, separo o bálsamo dos bálsamos, uma partezinha das costas do frango que, em francês, chama "sot-l'y-laisse". Como com batata assada, feita no forno, cremosa por dentro e crocante por fora. E uma cervejinha para evitar a síndrome de abstinência.

    Josimar Melo, colunista da Folha

    RECEITAS LEVES E MAIONESE
    Normalmente, quando estou na ressaca mortal gosto de comer coisas frescas para reanimar. Ceviche, tartare de carne ou de atum... Quanto mais leve, melhor. Mas, para temperar, maionese. Maionese salva.

    Raphael Despirite, do Marcel

    Edição impressa

    Fale com a Redação - leitor@grupofolha.com.br

    Problemas no aplicativo? - novasplataformas@grupofolha.com.br

    Publicidade

    Folha de S.Paulo 2024