• Comida

    Wednesday, 01-May-2024 19:17:44 -03

    'Michelin' francês dá terceira estrela ao chef e empresário Alain Ducasse

    DA AFP

    01/02/2016 10h19

    Michel Euler/Associated Press
    From left, French Chef Christian Le Squer, Executive Vice President Brands and External Relations of Michelin Claire Dorland-Clauzel, Worldwide Michelin Guide Director Michael Ellis and French Chef Alain Ducasse pose for the media after the Michelin Guide 2016 award ceremony in Paris, Monday, Feb. 1, 2016. French Chef Alain Ducasse with his restaurant in Paris' Plaza Athenee and French Chef Christian Le Squer with his restaurant Le Cinq in Paris were newly awarded with the prestigious 3 stars this year. (AP Photo/Michel Euler) ORG XMIT: MEU103
    A partir da esq., o chef Christian Le Squer, a vice-presidente de marcas da "Michelin" Claire Dorland-Clauzel, o diretor do guia "Michelin" Michael Ellis e o chef Alain Ducasse durante a cerimônia de 2016

    O guia "Michelin" premiou com sua cobiçada terceira estrela o restaurante Plaza Athenée, do chef e empresário Alain Ducasse e a retirou do Relais Bernard Loiseau, comandado pela viúva do famoso cozinheiro (que dá nome ao restaurante), morto em 2003.

    O manual francês do bem comer anunciou, nesta segunda (1o), em Paris, sua seleção de 2016 para a França, em meio à consternação causada pela morte, por aparente suicídio, de um dos chefs mais importantes do mundo, Benoît Violier.

    O corpo do cozinheiro franco-suíço foi encontrado neste domingo (31) em sua casa, na região de Lausanne, na Suíça. Segundo a polícia, ele teria usado uma arma de fogo em circunstâncias que ainda estão sendo investigadas. Durante a cerimônia do "Michelin", realizada em Paris, foi feito um minuto de silêncio em homenagem a Violier.

    A edição 2016 do guia concedeu também uma terceira estrela ao restaurante Le Cinq, comandado pelo chef Christian Le Squer, em Paris.

    Ducasse (que ganhou a terceira estrela) perdeu, no entanto, a máxima qualificação "Michelin" em outra de suas casas parisienses, a do famoso Hotel Meurice.

    O restaurante Le Relais Bernard Loiseau, de Saulieu na Borgonha, comandado pela viúva do chef –que se suicidou em 2003–, também perdeu a terceira estrela, que havia ganhado em 1991.

    "Estou consternada e muito decepcionada", disse Dominique Loiseau em um comunicado, antes de anunciar que colocará imediatamente suas mãos à obra para recuperá-la com sua equipe de cozinheiros, hoje chefiados por Patrick Bertron.

    Ainda que suicídios deixem sempre perguntas sem respostas, quando ocorreu a morte de Loiseau, muitos especularam que a possibilidade de a casa perder a terceira estrela poderia ser um dos motivos do suicídio.

    No caso de Benoît Violier, o Restaurant de l'Hotel de Ville, em Crissier (Suíça), manteve suas três estrelas na versão suíça do guia, publicada em novembro. O cozinheiro acabara de ser coroado, em dezembro, como o melhor chef do mundo na nova classificação gastronômica internacional La Liste, incentivada pelo governo francês e que reúne as 1.000 melhores casas do mundo.

    Fale com a Redação - leitor@grupofolha.com.br

    Problemas no aplicativo? - novasplataformas@grupofolha.com.br

    Publicidade

    Folha de S.Paulo 2024