• Comida

    Tuesday, 07-May-2024 10:35:47 -03

    Cerveja britânica é feita com pães que seriam jogados no lixo

    DA REUTERS

    07/04/2016 13h00

    Reuters
    A Toast Ale, cerveja produzida no Reino Unido com sobras de pão fresco que seriam jogadas no lixo
    A Toast Ale, cerveja produzida no Reino Unido com sobras de pão fresco que seriam jogadas no lixo

    A Toast Ale é uma mensagem líquida em uma garrafa: cerveja produzida no Reino Unido com sobras de pão fresco que seriam jogadas no lixo, ela coloca em destaque o problema do desperdício mundial da comida, a começar pelo pão nosso de cada dia.

    E o sabor é gostoso.

    Recentemente lançada e produzida em Londres, a Toast Ale há pouco tempo ganhou o prêmio de melhor novo conceito de bebida no FoodBev Awards, e foi elogiada na televisão britânica pelo chef Jamie Oliver. O interesse demonstrado pelos norte-americanos vem sendo tão forte que o fabricante tem planos de lançá-la em Nova York.

    Mas estamos falando de uma dessas cervejas que hoje está entre nós e amanhã se foi, e, se o homem por trás desse efêmero produto conseguir o que deseja, a produção não só terminará por secar como isso será causa de celebração.

    O ESTRANHO SONHO DO FUNDADOR

    "Nossa esperança é um dia podermos sair do negócio. O dia em que não houver desperdício de pão, a Toast Ale não poderá mais existir", disse Tristram Stuart, fundador da Toast Ale, ativista no combate ao desperdício de alimentos e autor de "Waste: Uncovering the Global Food Scandal", livro nomeado para o prêmio da James Beard Foundation em 2010.

    O desperdício mundial de comida não envolve apenas fome, mas emissões de gases causadores do efeito-estufa e desperdício de água. Um relatório da Organização da Agricultura e Alimentos (FAO) das Nações Unidas, em 2013, estimava que "a cada ano, aproximadamente um terço do alimento produzido para consumo humano é perdido ou desperdiçado". O pão que termina por não ser comido é um dos exemplos mais chocantes. De acordo com a Toast Ale, cerca de 44% do pão produzido no Reino Unido é jogado fora; os domicílios britânicos jogam no lixo a cada dia 24 milhões de fatias de pão.

    Stuart descobriu sua paixão por combater o desperdício de comida quando era adolescente e criava porcos em sua casa, no Sussex e vendia os animais localmente para ganhar algum dinheiro. Ele os alimentava com comida desperdiçada que recolhia a cada dia na padaria, mercearia e cantina da escola local. Certa manhã, ele percebeu um pão que parecia muito apetitoso, com pedaços de tomate, e o comeu no café da manhã enquanto alimentava os porcos –prova de que boa parte da comida jogada no lixo pode perfeitamente ser comida.

    A Toast Ale é produzida em Londres pela Hackney Brewery, que usa energia 100% limpa, vinda de turbinas eólicas, e destina os grãos usados para uso como ração animal. O pão torrado usado para fazer a Toast Ale adiciona notas de caramelo que compensam o peso do amargo lúpulo, dando um sabor de malte semelhante ao das amber ales e cervejas de trigo. Jon Swain, da Hackney Brewery, disse que "o importante para nós, como fabricantes, era criar uma cerveja de gosto bom e que pudesse concorrer de igual para igual as demais cervejas artesanais".

    ENCONTRANDO USO PARA O EXCEDENTE DE PÃO

    A Toast Ale usa todo tipo de pão indesejado –branco e escuro–, recolhido de muitas fontes, de padarias artesanais a fabricantes comerciais de sanduíches, que tipicamente desperdiçam pão ao descartar as "pontas" de um filão fatiado. "Ficamos agradavelmente surpresos por o gosto da cerveja pronta não ser muito diferente –o que queria dizer que era possível usar todo tipo de pão", disse Andrew Schein, da Toast Ale.

    Ainda que a Toast Ale estenda a validade do pão, sua missão é encorajar todo mundo a encontrar maneiras criativas de evitar o desperdício, para começar. (Uma nota aos fabricantes comerciais de sanduíches: alguns adoram as pontas dos pães, por isso pode ser um desafio criar sanduíches concebidos especificamente para usar as pontas. Um exemplo seria um sanduíche de pontas de pão com carne de porco desfiada.)

    Todos os proventos da Toast Ale vão para a Feedback, a organização assistencial de Stuart, que engloba três campanhas contra o desperdício de alimentos:

    - Feeding the 5000: banquetes públicos gratuitos, usando comida que de outra forma seria jogada fora, realizados em cidades de todo o mundo.
    - The Gleaning Network UK: voluntários colhem produtos agrícolas excedentes que seriam deixados para apodrecer, e os redistribuem a organizações britânicas de caridade.
    - The Pig Idea: campanha que quer mudar as leis que restringem o uso de restos de comida para alimentar porcos.

    A inspiração e a receita da Toast Ale vieram da Babylone, uma cerveja de pão criada pela inovadora Brussels Beer Project, uma cervejaria de Bruxelas, Bélgica. Fazer cerveja com pão é um processo tão antigo quanto a própria bebida. De acordo com um artigo de David Kiefer publicado em 2001 na revista "Today's Chemist at Work", da Associação Química Americana, "frequentemente o malte seco formava pequenos pães levemente assados. Quando um lote de cerveja fresca entrava em produção, esses pães de cerveja eram pulverizados, misturados a cereais e mergulhados em água".

    O pão é um alimento básico amado e antigo, ao qual muitas vezes dedicamos pouca atenção. Na parábola bíblica dos pães e peixes, os discípulos recolhem 12 cestas de migalhas depois do banquete ao ar livre. Não se sabe o que fizeram com elas. As pessoas tradicionalmente transformam o pão indesejado em torrada, ou pudim de pão, ou croutons, ou farinha de rosca.

    Agora, quem produz cerveja em casa, pode fazê-lo com pão: a receita da Toast Ale acaba de ser publicada (em inglês) no site da companhia.

    Tradução de PAULO MIGLIACCI

    Fale com a Redação - leitor@grupofolha.com.br

    Problemas no aplicativo? - novasplataformas@grupofolha.com.br

    Publicidade

    Folha de S.Paulo 2024