• Equilíbrio e Saúde

    Friday, 03-May-2024 17:44:22 -03

    Teste preliminar mostra que cigarro eletrônico tem mesmos riscos do cigarro comum

    DO "NEW YORK TIMES"

    17/04/2014 03h02

    Um estudo feito em laboratório e apresentado no início deste ano apontou que o vapor com nicotina gerado pelos cigarros eletrônicos levou ao desenvolvimento de câncer em alguns tipos de células humanas da mesma forma que a fumaça de tabaco dos cigarros normais.

    Cientistas envolvidos no estudo enfatizaram que os achados são preliminares e que o estudo não envolveu pessoas, e sim células humanas de pulmão que receberam tratamento especial.

    Muitos pesquisadores já disseram crer que os cigarros eletrônicos têm risco menor de causar câncer porque não queima tabaco como os cigarros comuns.

    No entanto, o estudo, apresentado em janeiro em um encontro de pesquisadores de câncer de pulmão, pode atrair o interesse de autoridades de saúde, como a OMS (Organização Mundial da Saúde), que estão pensando em como regular os cigarros eletrônicos. A pesquisa envolveu cientistas da Universidade de Boston, da Universidade do Sudoeste do Texas e da Universidade da Califórnia, e foi financiado pelos Institutos Nacionais de Saúde dos EUA.

    Na pesquisa, os cientistas modificaram células humanas de pulmão para que elas tivessem mutações genéticas específicas que funcionam como marcadores da suscetibilidade para o desenvolvimento do câncer. Eles então expuseram as células ao vapor gerado pelos cigarros durante quatro horas. Células semelhantes foram expostas à fumaça gerada pelos cigarros comuns.

    A FDA (agência que regula alimentos e medicamentos no país) deve lançar em breve regras que enquadrem os cigarros eletrônicos. Centenas de marcas estão no mercado americano e as vendas do dispositivo têm aumentando no mundo inteiro.

    [an error occurred while processing this directive]

    Fale com a Redação - leitor@grupofolha.com.br

    Problemas no aplicativo? - novasplataformas@grupofolha.com.br

    Publicidade

    Folha de S.Paulo 2024